Camerata da UTFPR realiza concerto na Escola Municipal Pilarzinho

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Na tarde de sexta-feira (12/04), estudantes e professores da Escola Municipal Pilarzinho assistiram ao concerto de cordas (violinos, violas, violoncelo e contrabaixo) da Camerata de Curitiba, com a participação de músicos voluntários que integram o grupo instrumental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

 

As apresentações nas escolas municipais de Curitiba integram o Orquestra vai à Escola, projeto realizado pela UTFPR por meio de parceria firmada com a Secretaria Municipal da Educação. A ação visa ampliar o repertório cultural dos estudantes, de suas famílias e dos profissionais da educação. Todas as sessões possuem um caráter didático, em que o diretor artístico e maestro, Enaldo Oliveira, conversa com a plateia sobre assuntos relacionados ao repertório, fornecendo informações para que os participantes possam ter uma audição mais atenta e engajada, dinamizando assim a fruição musical. 

 

Os espectadores apreciaram as performances de trilhas sonoras de filmes e animações infantojuvenis, como A Pequena SereiaShrekHarry Potter, VingadoresCrepúsculo, entre outros. Um telão passando cenas dos filmes deixava ainda mais legal a experiência. A execução das peças foi entremeada por explicações sobre cada produção cinematográfica, além de brincadeiras e exercícios musicais propostos à plateia pelo maestro. “Foi um presente para a escola. Uma oportunidade para as crianças entenderem e buscarem na música e na arte novas oportunidades para suas vidas”, contou Siméia Araújo Brasileiro, diretora da unidade.

 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME, UTFPR e NRE Boa Vista
00209105.jpg
Orquestra vai à Escola - UTFPR
1/11