Cama de gato

    Publicado por:  Marilia Costa Jordao

”Corte um pedaço de barbante e amarre as duas pontas. Coloque as duas mãos dentro do círculo e estique o barbante deixando os cotovelos dobrados e os braços paralelos, formando um retângulo. Este retângulo precisa estar apoiado logo acima dos nós dos dedos, quase nas pontas. O polegar fica de fora. Depois, sem mexer na posição dos barbantes – use o polegar para ajudar a segurá-lo – leve a mão direita até a esquerda passando-a por baixo da lateral do barbante, de modo que ele faça a volta entre os dedos. 

Faça o mesmo com a mão esquerda. Depois coloque o dedo médio por baixo dessa linha que se formou na palma da mão oposta e estique-o novamente. Em cada lateral do retângulo se formará um X. A partir daí os jogadores se revezam na tentativa de retirar o barbante da mão do outro sem desmontar o retângulo principal”.

Parece complicado né? Mas, quem nunca brincou de cama de gato? A brincadeira de origem indígena é transmitida de geração em geração e diverte crianças de diferentes faixas etárias.

A professora Gisele Carneiro da Prática de Movimento e Iniciação Desportiva propôs às crianças do 3º ano que ensinassem a brincadeira para os alunos do 1º ano! A interação foi o máximo, os maiores contentes em poder dividir o conhecimento adquirido em torno da cama de gato e os menores satisfeitos em poder aprender com seus “ídolos” mais velhos! Aqui no Anísio é assim, todo mundo compartilha, troca, aprende e cresce!

http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/barbante-cama-de-gato/4e42fcd13cb3176863000030.html

Autor: Anísio Teixeira, EM | Fonte: Marilia Costa Jordão
00063797.jpg
jygi
1/4