CAIC BN realiza culminância do combate ao aedes com passeata na Comunidade

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

No sábado dia 19/03/16, aconteceu a culminância do trabalho da nossa escola de quase dois meses, de conscientização, combate e prevenção ao mosquito aedes aegypti e as doenças causadas por ele como dengue, febre chikungunya e zika, a caminhada  "CAIC contra AEDES" pelo entorno da escola com participação dos estudantes, professores e famílias. Os professores das Séries Iniciais, Anos Finais e EJA realizaram inúmeras ações pedagógicas ao longo desse período para instrumentalizar os estudantes do CAIC BN, somando ao movimento da sociedade brasileira.

Desde o início deste ano letivo nossa escola foi desafiada a combater o mosquito usando a arma mais poderosa: o conhecimento. A partir das propostas da equipe de professores de Ciências do CAIC BN, e do trabalho articulado com professores dos demais componentes curriculares, professores das Séries Iniciais e da EJA as ações pedagógicas foram planejadas e construídas coletivamente e o planejamento acompanhado pelos pedagogos da escola.

Os estudantes tiveram aulas no Laboratório de Ciências, e  o material de apoio preparado pela equipe de professores como exemplares do mosquito, material didático e audiovisual (vídeo do dr. Drauzio Varella) foi visto pelos estudantes dos 3 turnos da escola. A escola também promoveu ações pontuais, como a panfletagem nos horários de entrada e saída dos estudantes. O objetivo era distribuir panfletos informativos sobre o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika. Esses panfletos foram angariados nos órgãos competentes pela professora articuladora Waleska Baggio e distribuidos aos pais pelos estudantes do CAIC BN que entregaram os folders no portão e no entorno da escola acompanhados pela professora de Ciências Marlene Lins e mediadora escolar Rita de Kássia.

Assim como os estudantes do diurno, os estudantes da EJA também realizaram uma série de atividades pedagógicas com a equipe de professores. A professora de Ciências, Lígia Krelling trabalhou com os estudantes o conteúdo referente ao mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e vírus zika, no laboratório de Ciências, mostrando o interessante material do canal Nerdologia. Os estudantes da EJA fase I e II, tiveram um trabalho coletivo de análise de possíveis focos do espaço externo da escola. Reunidos no refeitório com a professora Lígia, a vice-diretora Eliane Benini e os professores os estudantes receberam as orientações e divididos em equipes, munidos de lanternas, observaram os itens orientados pelos professores.

A produção didática da escola foi muito intensa e diversificada, e pedimos a vocês que acompanhem nas fotos, temos desde os slogans da aula de Geografia dos 9ºs anos, passando pelos cartazes “Stop Dengue” produzidos nas aulas de Inglês, e os textos, diagramas, desenhos e vídeos dos estudantes das Séries Iniciais. "Com toda esta movimentação em torno do aedes, identificamos algumas fragilidades da escola e conseguimos saná-las. Nosso aprendizado foi na questão na saúde, mas principalmente na questão  da cidadania" destacou o diretor do CAIC BN, Pedro Rodrigo de Andrade.

Realmente, a passeata foi o ponto de culminância de um trabalho que seguirá em frente, pois o mal que este mosquito representa ainda não foi derrotado. Agradecemos aos estudantes, famílias, professores e servidores do CAIC BN que participaram desse momento de fechamento do trabalho pedagógico da nossa escola, que mais uma vez chamou a atenção para essa questão de saúde nacional.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00101417.jpg
aedes
1/20