CAIC Bairro Novo realiza Recreio Encantado

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Na última terça-feira,dia 25 de agosto, aconteceu o Recreio Encantado no CAIC Bairro Novo. O evento foi idealizado pela inspetora Fabiana Silva (Branca de Neve), que logo buscou parceiros para a realização desse evento como a professora administradora de página, Patricia Molina (Alice no País das Maravilhas). A ideia era fazer um recreio diferente para os nossos estudantes mais novinhos, os do 1ºano, com os adultos participantes vestidos com personagens dos contos de fada. A ideia foi prontamente acolhida pelo diretor Pedro Rodrigo de Andrade e pelas professoras regentes Maria do Carmo Cândido (Emília) do 1AA e pela professora Cibele Negrello (Fada Sininho) do 1AB , a corregente Michele Barroso (Chapeuzinho Vermelho) também abraçou a ideia. E o Recreio Encantado teve a ajuda das inspetoras Neiva de Jesus (Chapeuzinho Vermelho também), da inspetora Adriane Carneiro e da mediadora escolar Rita de Kássia, elas ajudaram a montar o cenário encantado do evento.Os estudantes do Grêmio Estudantil Interagindo também vieram brincar, junto com a coordenadora Doralice Caldas (Capitão Gancho). Acompanhem nas fotos!

As inspetoras Fabiana e Rosana Godoy observaram que no início do ano letivo que muitas das crianças matriculadas no 1ºano vinham pra escola chorosos, e que alguns levavam materiais escolares para a hora do recreio. Ela percebeu então, a necessidade de promover o lúdico e o brincar.  Já tivemos inclusive um primeiro evento voltado para a turminha do 1ºano que foi o “Recreio do Cabelo Maluco”, confiram as fotos aqui.

Solicitamos para que os estudantes viessem fantasiados no dia com os personagens que gostam, personagens dos contos de fadas ou heróis, e a maioria dela veio dessa forma. Tiramos fotos de todas as crianças com a moldura tema do evento e as personagens que vieram encantar o recreio das crianças brincaram com elas. Os estudantes se divertiram muito e os que estavam sem fantasia, brincaram e se divertiram da mesma forma. Foi um exercício de autoestima, imaginação e da importância do brincar na vida dos nossos estudantes.A pedagoga do Ciclo I, Vera Lúcia Martins, chama a atenção para o fato de que em eventos assim, a criança vivencia o jogo-simbólico,o conhecido  “faz-de-conta” , ou seja, a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos, onde imaginação e fantasia ajudam na interpretação e ressignificação do mundo onde a criança vive.

O vice-diretor Everton Luis Camargo pediu para aluninha: chame todas as princesas para uma foto! E ela buscou todas as suas coleguinhas, fantasiadas ou não. "Os estudantes vivenciam um contexto que nem sempre é fácil e ações como o Recreio Encantado  mostram o quanto é importante alimentar a fantasia e a imaginação dos estudantes das séries iniciais" comentou o vice-diretor.

De verdade sentimos que a magia se espalhou. Neste dia a escola estava cedendo espaço para reuniões do PNAIC e do Projeto Tamo Junto, e os adultos vieram fotografar junto com os personagens. A coordenadora do Grêmio Doralice Caldas, Capitão Gancho teve de se transformar numa piratinha do bem graças a estudante Alana que pediu para a mudança acontecesse, afinal, um pirata do mal poderia “machucar” seus amiguinhos.

“Foi algo inédito que aconteceu na nossa escola ,graças a iniciativa das profissionais da escola e esperamos que essa magia seja contagiante porque nós adoramos a presença de princesas no CAIC!” colocou o diretor Pedro Rodrigo de Andrade.

Um grande obrigado a todos que participaram dessa ação de alguma forma. Juntos, somos muito melhores! E pra quem quiser ver todas as fotos do evento é só clicar aqui.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00080356.jpg
r.e.
1/16