CAIC Bairro Novo realiza a 6ª edição do Festival de Rimas

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Aconteceu em nossa escola  a 6ª edição do Festival de Rimas/ Batalha de RAP dos 9ºs anos. As professoras de Língua Portuguesa Adriana Martins, Adriana de Jesus, Ana Regina Lameira, Márcia Hilberath e Camila Rocha trabalharam diversas atividades em sala de aula com os estudantes em sala de aula referente ao rap, que integra o rol de conteúdos do compenente curricular.

Confira como foram as edições anteriores aqui porque na Página do CAIC, nós valorizamos a memória pedagógica da escola.

Os estudantes do 9º ano antes do Festival de Rimas/ Batalha de Rap  participaram da Oficina de Rimas com o MC Bernardo Beduíno. Confira na Página do CAIC como foi. A convite da Professora de Língua Portuguesa Adriana Martins, Beduíno foi mais uma vez o mestre de cerimônias do evento. O evento teve a abertura do vice-diretor Edilson Machado.

Os estudantes “batalharam” sobre temas da atualidade e não fugiram sobre questões polêmicas que incomodam os jovens. Neste ano letivo, também tivemos a participação das meninas nas batalhas. “O que falar da VI edição da “Batalha de Rimas” da Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho ? O que dizer do empenho de todos os professores e profissionais envolvidos? O que dizer sobre a participação dos estudantes que aprenderam conteúdos variados sobre as rimas e sua utilização na poesia, na música, nos sentimentos, nas ideias, durante um trimestre inteiro? O que dizer? Temos que dar os sinceros parabéns pela realização desse evento fantástico que já se tornou tradição em nossa Escola. A evolução e as roupagens novas que foram sendo incorporadas a essa atividade, vieram somar e abrilhantar cada vez mais as novas edições. Agradecemos a participação do M.C. Bernardo Beduíno, sempre parceiro, apresentando pela 4ª vez consecutiva o evento, trazendo uma realização dinâmica e uma fala que deixava os adolescentes muito ambientados. Agradecemos as Professoras Adriana Martins, Mácia Hilberath, Adriana de Jesus, Ana Regina e Camila Rocha, todas, do componente curricular de Língua Portuguesa, por terem trabalhado muito os conteúdos voltados para as rimas com os nossos estudantes, de formas dinâmicas, didáticas e muito atrativas para eles, fazendo a imaginação fluir e talentos aparecerem. Lembro-me, em 2014, o quão satisfatório foi ter a oportunidade de apostar, junto com as professoras que tanto admiro, Adriana Martins e Gisele Maicá (todos nós do componente curricular de Língua Portuguesa), nesse projeto, onde em meio a conversas e sugestões, idealizamos a primeira “Batalha de Rimas”, na época com o nome de “Batalha do Rap”. Agradeço de coração as professoras, por ter tido a honra de trabalhar junto com elas, no projeto piloto do que se tornou essa atividade de referência para os 9ºs anos de nossa Escola. Agora, o mais importante de todos os pontos... Nesses anos todos, em todas as novas edições, o que comemoramos muito, é a vitória de nossos estudantes na aquisição do conhecimento, do conteúdo didático por meio de vários combinados e aulas lúdicas, por meio de oficinas, também realizadas pelo M.C. Bernardo Beduíno, por meio de conversas e de composições, analisando a história e conhecendo e entendendo a cultura das rimas e suas utilizações. Foi fenomenal acompanhar a evolução e o interesse dos estudantes em todo o caminhar dessa jornada que teve a sua culminância, nessa extraordinária e saudosa (porque já deu saudades) “Batalha de Rimas” da Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho EF. Parabéns de coração aos nossos estudantes pelo empenho e pela parceria em comprarem a ideia e trabalharem juntos com os seus professores." ressalta o vice-diretor Edilson Machado.

Como sempre, nossos ex-alunos amenizaram as saudades da escola como Pedro e Maria Fernanda, que estuda na IFPR e participou do evento declamando uma poesia para os colegas.Confira nas fotos.

A professora Adriana Martins, mentora da Batalha de Rap desde a primeira edição, destaca o quanto a edição desse ano foi bem participativa. A diretora Eliane Adam destaca que “ o Festival de Rimas, já se tornou cultural em nossa escola. Esse momento é muito esperado pelos nossos estudantes, sendo a culminância do trabalho pedagógico que é realizado em sala de aula, tudo muito bem preparado pelos nossos professores, MC Bernardo Beduino tem sido um grande parceiro, contribuído bastante para esse evento. Sendo que o principal fundamento do trabalho com rimas, está no desenvolvimento das habilidade cognitivas."

Parabéns estudantes do CAIC BN, pois não é fácil estar na frente do público e pensar tão rápido para compor as rimas com sentido. O estudante do 9AG Fabrício Raul da Silva foi o grande campeão da edição 2019 da Batalha! Nathan Manoel Ramos da Silva conquistou o 2º lugar ,e a estudante  Thayná de Freitas Gavasso conquistou o 3º lugar.

Parabéns Equipe de Língua Portuguesa dos 9ºs anos do CAIC BN!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

 

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho