CAIC Bairro Novo no Dia D Combatendo a Dengue!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Se depender dos estudantes do CAIC Bairro Novo o Aedes aegypti não vai ter vez. O Dia 22 de novembro é o DIA D- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Mosquito da Dengue. O CAIC foi palco para uma belíssima ação coletiva da escola no turno da tarde onde professores, pedagogos, direção e mediação escolar se envolveram para o planejamento e desenvolvimento de ações educativas não só de prevenção, mas de combate  ao mosquito da dengue que envolveram as turmas do 1º ao 5º ano da escola.

O trabalho educativo envolveu professores regentes e professores de ciências, contou com aulas teóricas e práticas e mesmo os nossos estudantes de 1º, 2º e 3º ano frequentaram as aulas no Laboratório de Ciências com as professoras Celina Ferrarini  Neida Costa Vale e Daugiza Campos onde fizeram experiências, atividades, assistiram vídeos e planejaram as ações de campo. Vídeos explicativos foram bem importantes no encaminhamento metodológico da professora Neida ."O vídeo SAI FORA DENGUE é um desenho animado, passei esse primeiro. Em guida, Dengue dinâmica de transmissão e ciclo de vida do Aedes aegypti, o 3º vídeo não tem muita fala, é mais imagens, então eu fui parando e explicando o documentário como uma fixação do que eles já haviam aprendido. Após isso, formamos 2 grupos (já que tínhamos 2 turmas) diferenciadas por cores para fazermos um trabalho de campo para verificação de possíveis focos" relatou a professora.

As professoras Eliana Padilha e Marilene Cruz que trabalham Ciências com os 5ºs anos planejaram ações que procuram minimizar os focos de vetores em nossa escola e na comunidade. A estratégia utilizada por elas, foi a de capacitar agentes multiplicadores. Foram escolhidos 4 estudantes por turma, totalizando 16 agentes mirins selecionados por seu bom desempenho acadêmico e por serem colaborativos e comunicativos.

Os agentes mirins realizaram uma série de atividades com o objetivo de produzir material informativo que seria posteriormente entregue na abordagem com a comunidade. Os estudantes pesquisaram em sites e em material específico sobre o assunto produzido pelo Ministério da Saúde. Os agentes munidos de muito conhecimento,  pesquisaram  como andam as ações de combate à dengue não só em nossa cidade, mas como também no Paraná e em todo território nacional, partiram para a produção de material informativo como folders, cartazes e gráficos. Os agentes mirins  (devidamente paramentados com o avental confeccionado pela professora Rita de Kássia) não ficaram só na teoria, foram à campo para coletar resíduos, pesquisa de possíveis focos de dengue nas dependências da escola, registro destes e eliminação dos focos de vetores.  Os estudantes também confeccionaram armadilha para mosquitos da dengue.  E como conhecimento tem que ser multiplicado, os estudantes realizaram uma palestra sobre a dengue com os colegas outras turmas, inclusive nas turmas de origem dos agentes mirins selecionados. A mediadora da tarde Tatiana  Cabreira Conci criou o slogan e o logo da campanha, além de suporte para as atividades do projeto.

Os agentes encerraram as ações de combate a dengue com panfletagem na comunidade, distribuindo material informativo e incentivando a prevenção e combate contra a doença e encerraram as ações com mais uma ação de limpeza ,  monitoramento e combate a possíveis focos de dengue. Para esta ação nossos agentes estavam paramentados com aventais e EPI,s (equipamentos de proteção individual).

Os estudantes do 1º ano encantaram a comunidade com a animada passeata pelas redondezas. Mesmo sendo a dengue um assunto alvo de muitas campanhas publicitárias na mídia, são sempre conhecimentos novos  a serem construídos pelos alunos colocou a professora  de Ciências Neida Costa Vale.

Convidamos todos os leitores da Página do CAIC para conferirem as fotos deste maravilhoso trabalho pedagógico coletivo e a darem uma espiadinha no vídeo da passeata dos  pequenos estudantes com a professora Celina Ferrarini.

Para saber mais acesse os sites e vídeos  indicados pelas professoras para inspirar o trabalho em sala de aula:

Professoras Eliana e Marilene: Site da Dengue www.dengue.org.br

Professoras Neida e Daugiza:

O Ciclo de Vida do Aedes Aegypti 

https://www.youtube.com/watch?v=DIL5ZKgQ69M (Vídeo: FIOCRUZ)

Sai Fora Dengue (desenho animado)

https://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w

https://www.youtube.com/watch?v=X8mcrkJSzIM

O CAIC Bairro Novo se orgulha do trabalho de excelência coletivo realizado por professores, profissionais envolvidos e estudantes. Temos certeza de que este trabalho plantou sementes importantes nos cidadãos que esta escola está formando, e conseguiu despertar na comunidade a consciência do combate e prevenção a dengue.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00054016.jpg
dengue
1/23