CAIC Bairro Novo no Combate ao Trabalho Infantil

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Em pleno século XXI ainda somos assolados por um terrível mal, a infância de nossas crianças, roubada pela exploração vinda do trabalho infantil que acontece em vários países do mundo e também no Brasil. Os estudantes do Ciclo II, turmas dos 4.anos A, B e C, refletiram sobre essa questão, enfocando a realidade brasileira com as professoras corregentes Neida Mara Costa Vale e Soraia Paixão. Todo o planejamento pedagógico desse trabalho foi acompanhado pela pedagoga Elaine Oliveira.

As professoras exibiram para os estudantes o filme Menino de Carvão, produção nacional de 2008 que mostra a triste realidade de um menino de uma cidade do interior do Ceará que tem que trabalhar para ajudar no sustento da família e  que não vai para escola e nem tem tempo para brincar. Além da reflexão sobre o filme as professores traçaram um paralelo importante, será que quando uma criança ajuda a mãe em casa nas atividades domésticas, ela está sendo explorada? Essa foi uma questão bem esclarecida pelas professoras, pois colaborar com as atividades em casa, ajuda na independência da criança, e faz com que ela colabore no ambiente onde vive, fundamental para a formação de cidadãos solidários e sensíveis ao outro. A professora Neida Mara destacou o quanto os estudantes conseguiram observar, o que é a colaboração em casa, da exploração do trabalho infantil. Os alunos fizeram trabalhos mostrando claramente essa diferença. No dia da entrega de boletins, essas produções puderam ser compartilhadas com os pais, que também tomaram ciências dessas informações.

Os estudantes confeccionaram o catavento de 5 pontas. De acordo com a professora Soraia Paixão, ele representa a luta dos 5 continentes contra o trabalho infantil, e foi criado no Brasil , a energia do catavento girando representa a mobilização mundial contra a exploração de crianças no trabalho. A professora destaca ainda que esta abordagem na escola “mostra que o trabalho infantil existe sim, e infelizmente existem milhões de crianças nessa situação “.

Para conscientizar a todos que a infância é tempo apenas de brincar e estudar, as turmas dos 4s anos realizaram uma apresentação para toda escola no dia do Momento Cívico com a Música Brincadeira de Criança. Professoras e estudantes estavam fantasiados com personagens do mundo infantil representando a alegria da infância. Durante a apresentação em círculo, os estudantes demonstraram várias brincadeiras que as crianças amam, como pular corda, soltar pipa, bolha de sabão... Além de nos encantarem, nos chamaram a atenção para o fato de que criança tem que ser criança, e que todos devemos lutar para combater o dano físico e psicológico causado pelo trabalho infantil.Disponibilizamos ao final dessa matéria o vídeo dessa apresentação realizado pela professora educomunicadora Patricia Molina.

Dia 10 de junho, sexta-feira, as professoras realizaram uma ação de conscientização com os pais dos alunos das Séries Iniciais no horário da entrada da escola com objetivo de alertar a comunidade acerca do Combate ao Trabalho Infantil. Alguns pais questionaram sobre a diferença entre trabalho infantil e atividades que as crianças podem fazer para colaborar em casa, e as professoras prontamente realizaram os devidos esclarecimentos. As atividades realizadas no ambiente familiar colaboram para a autonomia da criança, diferente da exploração do trabalho infantil, onde ela é desprovida do direito á infância e ao estudo.  Parabéns professoras do 4º ano pelo belíssimo trabalho de conscientização e formação das nossas crianças!

“Criança não trabalha, dá trabalho rss. O objetivo do trabalho da escola é fazer com que as crianças desenvolvam a percepção da importância das brincadeiras e do estudo, para que o cidadão de amanhã, valorize a educação", destacou o diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade que parabeniza as professoras pelo belo trabalho realizado.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Neida Mara Costa Vale/ Soraia Paixão
trabalho infantil