CAIC Bairro Novo na 3ª Troca de Experiências em Alimentação Saudável

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Saúde, doença,  envelhecimento e longevidade. Todos eles têm relação com a alimentação, portanto trabalhar esse tema nas escolas é imprescindível para a manutenção das futuras gerações.

Recentemente aconteceu no Mercado Municipal de Curitiba a 3ª Troca de Experiências em Alimentação Saudável . Esse tema tem sido motivo de reflexão, trabalho conjunto da Secretaria da Educação  e Secretaria da Saúde  e tem provocado ações que já estão impactando de forma positiva a questão da alimentação nas escolas.

 O CAIC Bairro Novo foi a única escola do 6º ao 9º ano a participar desse importante evento. Nossa escola foi representada pelas brilhantes professoras de Ciências Daniele Hornung Ventury  e a já famosa aqui na Página do CAIC, professora Giane Silva. Lembram do Laboratório de Ciências Divertido?

A professora Daniele desenvolveu o projeto NUTRIBEM para tratar da importância da alimentação, os estudantes rebatizaram de CAIC SAUDÁVEL.  Uma das primeiras atividades foi a sensibilização acerca dos cuidados em lavar as mãos corretamente. Durante as atividades do projeto muitos alimentos foram “apresentados aos estudantes”, sendo que muitos deles desconheciam couve flor, rabanete, damasco e até mesmo batata salsa. Os estudantes aprenderam informações nutricionais desses alimentos, partes das plantas e ainda fizeram um desenho usando pigmentos oriundos dos vegetais trabalhado (confira a foto do caderno da estudante Tamires do 7ºano G).

A professora Daniele também buscou a parceria do Posto de Saúde João Cândido para enriquecer ainda mais este trabalho. A equipe do Posto veio até o CAIC  e fez um trabalho com os estudantes acerca dos rótulos de alguns produtos como bolachas, salgadinhos, waffles e até o macarrão instantâneo. Os estudantes ficaram abismados com a quantidade de açúcar e gordura contidos nesses alimentos.

E a sequência de atividades significaticas não parou por aí. As turmas da professora Daniele fizeram a  maçã saudável com chocolate meio amargo, sem adição de açúcar (visto que a fruta já tem o seu). A receita da maçã havia sido trabalhada na aula de Inglês com a professora Juliana. Nas aulas de História as professoras,Irene Moreira e Andressa  Garcia trabalharam as especiarias (conteúdo Grandes Navegações/7ºs anos). Interdisciplinariedade tornando o trabalho anda mais rico para os estudantes. E também teve brigadeiro! Saudável claro, e com ingrediente screto que ninguém conseguiu adivinhar, a biomassa de banana verde. Saiba mais sobre a biomassa.

A professora Daniele contou a Página do CAIC que apenas lançou uma proposta “me surpreendi com o resultado do projeto, o envolvimento dos alunos foi muito grande”.” Ficamos ainda mais apaixonadas pela disciplina contou a professora Giane que relatou o quanto ela e Daniele se sentiram especiais e o resultado além de conhecimento e mudanças positivas na alimentação também observou melhora significativa na disciplina dos alunos em sala e nas aulas do laboratório. O vice-diretor Pedro Rodrigo de Andrade que também é professor de Ciências acha que “é uma iniciativa inédita na escola e na Rede Municipal pois os alunos participaram ativamente, isto que foi realizado em turmas agitadas, as professoras realizaram um trabalho fantástico resgatando o conteúdo da área.”

A Página do CAIC conversou com alguns estudantes do 7º ano G que fizeram parte desse maravilhoso projeto: Yasmim Victória Vieira, Emerson Vieira da Costa e Tamires Correia. Os estudantes contaram que as aulas de laboratório  foram importantíssimas nesse processo, conheceram os benefícios de legumes e verduras que não tinham o hábito de ingerir, assistiram vídeos sobre o tema e fizeram várias atividades.A estudante Yasmim contou que depois do projeto procurou diminuir a quantidade de achocolatado e está ingerindo mais verduras no dia a dia. Para ela “não vale a pena ficar comendo bobeira porque causa diabetes, todo mundo precisa comer com moderação e alimentos mais saudáveis.”O estudante Emerson relatou que comia muitas coisas inadequadas e não sabia que tinha tanto açúcar. Na experiência da maçã saudável Emerson conta que gostou do chocolate amargo na maçã e recomenda aos colegas adolescentes que evitem comer alimentos danosos a saúde: “vocês não sabem o dano que isso vai dar mais pra frente, obesidade, AVC, diabetes...” Para Emerson que elogiou muito a professora Daniele “ela trabalha legal, entende a nossa cabeça e explica muito bem”, bom mesmo é comer feijão e arroz. Tamires adorou o projeto, achou muito legal e não sabia que havia tanto açúcar nos alimentos. Ela diminuiu a ingestão de macarrão instantâneo, refrigerante e bolacha e passou a valorizar legumes como a cenoura que fazem bem para a pele. “O ideal para a estudante, é comer besteiras só de vez em quando.”.

Para a diretora do CAIC Bairro Novo Neiva do Prado Leão que parabeniza o trabalho das professoras Danielle e Giane, o CAIC Saudável é um projeto com muitos benefícios para a saúde e deve ser ampliado para atingir mais alunos. Parabéns professoras e estudantes do CAIC Bairro Novo!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece!

 

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Giane Silva / Daniele Ventury
00052953.jpg
caic saudável
1/16