CAIC Bairro Novo em clima de Copa do Mundo!

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Amanhã dia 12 de junho não será apenas o Dia dos Namorados, mas uma data histórica! Pela segunda vez, o Brasil sediará uma Copa do Mundo, a primeira foi em 1950.

Nossa seleção que é a única que participou de todas as copas do mundo já realizadas, é pentacampeã mundial ,venceu os campeonatos de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos EUA e 2002 Japão/Coréia do Sul.

A seleção brasileira é considerada uma das favoritas para vencer esta competição, mas também há outras fortes seleções que podem chegar lá como a seleção da Espanha, da Alemanha, Holanda e até Argentina.

Todo esse clima festivo também chegou ao CAIC Bairro Novo onde nossos estudantes estão não só conhecendo sobre essa competição futebolística mundial, mas também estão analisando criticamente o assunto com a ajuda do time de professores do CAIC Bairro Novo estão adquirindo novos conhecimentos.

As professoras Dione Wojcik (8ªs A,B e C, 8º ano F e G) e Viviane Rúbia Andrade (8ªs D,E,F e G) de Geografia analisaram com suas turmas de 8ª série não só a localização no atlas dos 32 países que enviarão seleções para a Copa do Mundo no Brasil, mas também os estudantes pesquisaram  e discutiram em sala de aula notícias sobre grandes modificações urbanas nas cidades que sediarão jogos da Copa pesquisando em notícias publicadas em jornais e revistas. O trabalho das professoras resultou num belíssimo painel com o mapa do Brasil com os estádios que foram construídos para a competição,bem como os gastos do dinheiro público nessas construções. O trabalho das professoras que está integrado aos conteúdos de geografia do 8ºano e da 8ª- série terá continuidade mesmo após a Copa do Mundo,onde os estudantes analisarão o IDH dos países que participaram das competições. A professora Dione destacou que foi um trabalho muito interessante e que as turmas apreciaram bastante e que também o senso crítico dos alunos está bastante afiado. Os estudantes do 8º ano F questionaram por exemplo o tratamento dado a seleção da Espanha por exemplo:

“Por que tanto policiamento no CT do Atlético para os espanhóis? Eles estão tendo mais segurança que os brasileiros”, disse o estudante Alisson José Souza.

O estudante Paulo Henrique de Siqueira colocou que “é muito dinheiro investido na copa e não em hospitais que é o mais necessário.

A professora de Língua Portuguesa Helena Schlemper também fez um golaço ao abordar a questão da Copa do Mundo em suas aulas.A professora está trabalhando o hino nacional, que em tempo de Copa do Mundo sempre ouvimos. Os estudantes estão aprendendo o significado de várias palavras que aparecem na letra do hino e estranharam muitas delas, afinal de contas trata-se de uma letra composta há praticamente dois séculos.Os estudantes dos 8ºs anos da professora Helena também assistiram ao filme “Um Time Show de Bola”, produção argentina de 2013 . Empolgadíssimos após a exibição do mesmo, os estudantes realizaram uma densa pesquisa sobre o que acontecia no Brasil e no mundo nas décadas em que o Brasil foi campeão mundial de futebol e montaram um painel com o material pesquisado.Todo esse trabalho terá continuidade após a Copa , os estudantes confeccionarão livrinhos de poesia sobre o tema. Aguardem leitores da Página do CAIC Bairro Novo. ..

Os 6ºs anos da tarde realizaram  um belíssimo trabalho na aula de Arte com a professora Maria Povorosnik que vocês já conhecem o trabalho criativo desta professora (relembre aqui). As tumas estavam trabalhando a pintura corporal indígena e a professora realizou um gancho didático perfeito já que estamos em tempo de Copa do Mundo, analisando com os estudantes, como os torcedores pintam o rosto para representar as cores da sua pátria. A professora Maria fotografou todos os alunos, fez uma edição do fundo da imagem de cada foto no programa Corel Draw, resultando em uma imagem quase transparente, porém com a foto dos estudantes. Na sequência, os estudantes pintaram essa imagem usando as cores da bandeira nacional.Observem o resultado nas fotos deste post.

As atividades do programa Comunidade Escola também entraram em clima de festa e o Fuleco, mascote da Copa esteve presente em várias atividades realizadas no fim de semana.

Os estudantes do CAIC Bairro Novo que integram o projeto do Jornal Eletrônico Extra Extra Falajovem, coordenados pela professora Doralice Caldas, não ficaram fora dessa, os estudantes criaram um vídeo  para enviar uma mensagem de encorajamento especial para o zagueiro Henrique, que é curitibano, e para toda seleção brasileira. Confira o vídeo dos jornalistas mirins no final desta postagem, para assistí-lo é só clicar sobre o mascote da Copa.

A frase da estudante Luana da 8ªA ( a foto de Luana abre esse post) ilustra muito bem o quanto é interessante aprender assim, de forma crítica, produtiva e contextualizada!

"Foi muito legal saber mais sobre os países da copa, foi muito divertido fazer as atividades passadas pela professora."

Agora é só esperar a Brazuca rolar (bola oficial da Copa do Mundo 2014) e torcer pela seleção brasileira. Lembramos que a partida de abertura da Copa será amanhã em São Paulo no estádio do Itaquerão e que a partida final acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho no estádio do Maracanã.

Parabenizamos a seleção do CAIC Bairro Novo, nossos professores e estudantes pelos belos trabalhos realizados.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Dione Wojcik, Helena Schlemper, Maria Povorosnik
copa caic