CAFÉ LITERÁRIO NA REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA

    Publicado por:  Débora Silva da Veiga Pereira

CAFÉ LITERÁRIO NA REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA

Nada mais apropriado para a reinauguração de uma Biblioteca Escolar do que a data do dia 18 de abril de 2019, dia em que comemoramos o dia Nacional do Livro Infantil.

Neste dia, no CEI David Carneiro reuniram-se em dois momentos, sendo um pela manhã e outro à tarde: Equipe diretiva, professores, inspetores, funcionários e dois alunos representando os estudantes para um Café Literário realizado na Biblioteca da Escola.

Pela manhã, o ato iniciou com a fala da professora Ane (ministrante da Oficina Literária), que após a saudação aos presentes, elogiou a escolha da autora Raquel de Queiroz para dar nome à referida Biblioteca e explanou sobre as etapas da reorganização neste espaço.

Citou que a mudança ocorreu sob orientação do Gestor Wilson do Núcleo BQ e com a participação das professoras das Oficinas Literárias dos turnos da manhã e da tarde, da direção da Escola, coordenação, articulação, inspetores, pessoal da limpeza e de alguns estudantes do 3º ano A que se dispuseram a ajudar. Em suma, um trabalho realizado por muitas mãos.

A retirada de livros, além de abrir espaço para novas aquisições, busca o aprimoramento da qualidade de ensino; aliada à satisfação de trabalhar em um ambiente prazeroso e que atenda às necessidades que a aprendizagem requer, cujo objetivo maior é o prazer pela leitura.

A seguir, dois estudantes do 5º ano B realizaram a leitura do Livro Para que Serve um Livro? da autoria de Chloé Legeay.

Na sequência, o Vice-diretor Thiago fez uso da palavra destacando a importância da mudança realizada na Biblioteca e deu seguimento, fazendo uma homenagem à professora Carla, que durante anos atuou atendendo à EJA e deixa a Escola por motivos de aposentadoria. A professora recebeu uma placa de agradecimento pelos anos de atuação e de dedicação.

Por ser véspera de feriado de Páscoa, a Pedagoga Sulamita fez uma leitura de um texto alusivo à data e em seguida o Vice-diretor convidou os presentes a saborearem o café; preparado carinhosamente pela equipe diretiva e com ajuda de professoras que deixaram as mesas lindas e providas de alimentos saborosos.

Além das mesas guarnecidas de alimentos e bela ornamentação, também a Biblioteca foi decorada na véspera do evento com balões, fitilhos, um lindo e cultural varal de livros, além de um cartaz para a parede elaborado pela inspetora Denise. Ao final do Café, um marcador de página - uma dobradura com um coração em destaque - feito pela Coordenadora Débora foi entregue à cada participante. Durante o café um Slide Show apresentava fotos da Biblioteca antes e após a mudança.

No período da tarde, com a presença das professoras deste turno, foi repetida a fala da manhã pela Professora Ane, que em seguida convidou a articuladora Edelise a contemplar os presentes com a leitura do Livro As Mil e Uma Histórias de Manuela, do escritor Marcelo Maluf.

Após a leitura, o Vice-diretor fez uma fala agradecendo pelo empenho dos que ajudaram na organização da Biblioteca e desejou a todos um ótimo feriado e momentos de confraternização com a família, convidando, na sequência, para degustarem o café delicioso; novamente preparado pela equipe diretiva e com a ajuda de professoras, tornando o evento prazeroso e agradável.

Por se tratar de uma data especial - Dia Nacional do Livro infantil - foi realizada na Escola, simultaneamente, tanto no turno da manhã quanto no da tarde, em horário marcado, uma Parada de Leitura, que aconteceu nas salas de aula, ministradas pelas respectivas professoras.

Também foram disponibilizados livros em Cantinhos de Leitura para durante o dia, caso a professora quisesse levar a turma ou para momentos de recreio, o que realmente aconteceu.

São momentos assim que marcam o trabalho e a aprendizagem em uma Escola, e o CEI David Carneiro, com sua equipe de profissionais está cada vez mais empenhado em proporcionar um ensino com qualidade e que integre a todos os componentes da escola de forma recíproca.

Professora Ane (Oficina Literária)

Autor: CEI David Carneiro, EM | Fonte: Equipe Administrativa
00214287.jpg
CAFÉ LITERÁRIO NA REINAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA
1/39