A professora Thalita Gambeta na aula de Ensino Religioso, utilizou como referência a obra de Ruth Rocha, Romeu e Julieta ,para trabalhar com seu alunos do Ciclo I e II a beleza existente nas diferenças.
A história trata de um reino colorido e cheio de flores, onde os elementos do jardim são separados pelas cores. Romeu e Julieta são borboletas de cores diferentes e sendo assim ficam impossibilitados de se conhecerem.
“A ideia foi propor às crianças a reflexão sobre a importância do respeito e valorização das diferenças entre as pessoas”, disse a professora Thalita.
Como conclusão do processo reflexivo a turma do 4º ano B construiu o texto coletivo: “Porque ser diferente é muito normal. A beleza do mundo está na riqueza das diferenças, no contato delas, na mistura das cores, das pessoas, dos pensamentos, É desta forma que eu ensino e aprendo”.
O registro da proposta foi a confecção de borboletas coloridas carimbadas com as mãos. Viva a diversidade! Com o diferente aprendo e construo meu ser.
Autor:
Anísio Teixeira, EM
|
Fonte:
Marilia Costa Jordão