Visando tornar a biblioteca escolar ainda mais atraente para os estudantes, a professora Cristiane Regina Fior, agente de leitura da Esmanhoteca, biblioteca da Escola CEI Professor Lauro Esmanhoto, vem diferenciando os momentos de atendimento na biblioteca.
Para que cada estudante encontre o prazer em ler, estimulando assim a criatividade, ampliando o vocabulário, auxiliando ainda mais no desenvolvimento da aprendizagem do educando e ainda, participando de momentos culturais dentro da própria unidade escolar, a professora Cris Fior propôs o Caça aos Livros Esmanhoteca 2022.
A ação teve início alguns dias antes, atiçando a curiosidade dos estudantes, através de cartazes espalhados pela escola e de um painel exposto próximo à biblioteca, preparando a todos para o evento. Logo os estudantes começaram a questionar a agente de leitura sobre o que seria o Caça aos Livros, e assim criaram-se teorias.
A professora Cris Fior, escreveu pequenos textos, baseados em livros utilizados nos momentos de contação de histórias, e dentro destes pequenos textos estavam a dica de qual objeto os estudantes de cada turma deveriam encontrar para ter direito a ganhar o livro. Os objetos foram escolhidos pela própria professora e escondidos em diferentes lugares da escola.
As compras dos livros para serem utilizados como premiação, foram cuidadosamente escolhidos para cada faixa etária, já que o Caça aos Livros foi dividido pelas turmas atendidas na Esmanhoteca: 1° anos, 2° anos, 3° anos, 4° anos, 5° anos e Classe Especial.
Além de ter se mostrado um momento muito divertido para todos, houve muita interação, socialização, desenvolvimento imaginário e lúdico, e o grande aliado à educação: incentivo à leitura. Tudo isto utilizando todos os espaços escolares, que foram previamente pensados e planejados pela agente de leitura.
Autor:
Denise Neuburger da Silva
|
Fonte:
Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto