Caça ao Tesouro

    Publicado por:  Débora Giselle Culpi

     As turmas de Ciclo II da Escola Municipal CEI Raoul Wallenberg tiveram a oportunidade de participar de um divertido e enigmático Caça ao Tesouro promovido pela professora Débora Giselle Culpi Carpeski em sua oficina de Ciência e Tecnologias da Informação e Comunicação.

      A atividade foi a culminância do projeto "Magnetismo" aplicado neste trimestre. O projeto teve como objetivo conhecer as propriedades magnéticas dos imãs, reconhecer o magnetismo em diversas situações do cotidiano, compreender e perceber a existência do magnetismo terrestre e observar e entender o funcionamento de uma bússola.

     Os estudantes puderam manipular imãs e objetos em geral para verificar a propriedade de atração dos objetos de metal pelos imãs, realizaram pesquisas orientadas sobre o fenômeno magnetismo, campo magnético e magnetismo terrestre, apreciaram vídeos sobre a temática e realizaram experiências utilizando imãs.

      Após conhecer alguns equipamentos eletrônicos e objetos em geral que utilizam imãs em seu funcionamento, as crianças puderam aprender a utilizar a bússola, instrumento de orientação que funciona a partir de uma agulha imantada. Foi construída uma bússola caseira utilizando água e agulha para que pudessem observar e comparar com o funcionamento de uma bússola real.

      Por fim, foi realizada a atividade de Caça ao Tesouro para que as crianças manipulassem as bússolas para seguir as orientações dadas nas pistas espalhadas pela escola.

Autor: CEI Raoul Wallenberg, EM | Fonte: Débora Giselle Culpi Carpeski