“Bullying não é brincadeira” é um projeto elaborado em 2014, segundo orientações da SME, para garantir respeito no ambiente escolar a partir da sensibilização dos estudantes sobre as diferenças individuais, da promoção da cultura de respeito às singularidades e diversidades, às deficiências e as necessidades educacionais específicas. O projeto é apresentado na escola a partir de cinco personagens - Nina, Lilo, Max, Teco e Lisa – que ajudam professores a desenvolverem estratégias para sensibilizar as crianças e suas famílias sobre as diferenças individuais encontradas nos espaços educacionais. O quinteto é fictício, mas características de cada um deles podem ser encontradas nas unidades escolares.
A Escola Municipal CEI Professora Tereza Matsumoto está inserida no Projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em instiuição à Lei 17.335 de Combate ao Bullying e à Lei 13.632/2010 que dispõe sobre a política antibullying pelo respeito às singularidades. Por isso, aconteceu na escola, dia 27/03, quinta-feira, o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal com o tema Bullying. Onde as crianças puderam de maneira divertida e lúdica entender um pouco mais sobre o assunto.
Esta é uma grande preocupação que está sendo levantada pelos Professores, que trabalham diretamente com os alunos, principalmente aqueles que estão no espaço de contra-turno escolar, onde as crianças sentem mais liberdade de se expressarem, mas que está incomodando e muito o bom relacionamento entre os alunos, assim como os próprios Professores, Funcionários e aqueles que presenciam os ataques.
A escola está buscando soluções para minimizar estes problemas com a ajuda e a participação de todos.
Autor:
CEI Prof.ª Tereza Matsumoto, EM
|
Fonte:
Profª Solange Daufembach Esser Pauluk