Buffet de Frutas no Maternal I

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

O CMEI tem um Projeto Institucional voltado à Alimentação Saudável. O projeto tem por objetivo criar hábitos alimentares saudáveis às crianças atendidas na unidade, introduzindo na alimentação delas no CMEI comidas saudáveis e também incentivando os próprios pais a criarem hábitos saudáveis em casa.

Com base nesse projeto as professoras do Maternal I elaboraram uma sequência didática sobre a Alimentação Saudável. Nessa sequência foi pesquisado com os pais quais as frutas preferidas das crianças em casa e como era a sua alimentação fora do CMEI. Com a coleta de dados, as professoras pediram para os pais mandarem frutas que nao fazem parte do convívio das crianças, nem em casa nem no CMEI para realizar um buffet de frutas.

Nesse Buffet tinha frutas como o morango, uva, goiaba, kiwi e manga, entre outras. Cada fruta foi descascada e cortada junto com as crianças, e distribuida em pratos. As crianças puderam então escolher e colocar nos copos, com o auxílio das professoras, se necessário, as frutas que lhe interessavam experimentar. E depois puderam repetir escolhendo as frutas que mais gostaram. Como se tratava de frutas diferentes, a maioria num primeiro momento escolheu experimentar todas as frutas, e depois repetiu as que mais gostaram, como foi o caso da uva, do morango e da manga, frutas essas que eles se interessaram mais.

Nessa atividade, as professoras propiciaram as crianças um momento em que conheceram e saborearam frutas que elas não estavam acostumadas a comer, e assim as crianças identificaram seus novos gostos pelas frutas, escolhendo as preferidas. Foi também trabalhado a autonomia das mesmas, pois elas puderam escolher as frutas que queriam experimentar, e deixar de lado aquelas que não queriam.

No final todas elas experimentaram todas as frutas, gostando mais de umas do que de outras. O resultado você confere nas fotos da notícia. Não deixe de conferir.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Adamari, Joici e Gilciane.