BRUXAS CONTADORA DE HISTÓRIAS AGORA VIVEM SOLTAS NO BOSQUE ALEMÃO

Publicado por:  Luciana Brustolin Biscaia

As bruxas contadoras de histórias voltaram a encantar os visitantes do Bosque Alemão. Toda QUARTA-FEIRA à TARDE, elas irão recepcionar crianças e adultos e apresentar os atrativos do local.

Depois de um período distante de público, por causa das medidas restritivas contra a covid-19, as bruxas - professoras da rede municipal que se fantasiam para estimular a leitura - voltaram a circular pelo bosque nesta quarta-feira (18/8). Elas caminharam pela trilha para surpreender os frequentadores e com os cuidados reforçados por causa da pandemia.

A família Rega, do Rio de Janeiro, ficou encantada com a surpresa. A mãe, Tatiana, o pai, Bernardo, e a filha, Alice, de 3 anos, nunca imaginavam que iam dar de cara com bruxas em um parque da cidade.

“No Rio temos coisas lindas, como o Jardim Botânico e o Cristo Redentor. Mas a gente paga caro para entrar. Aqui é tão lindo e é de graça”, comentou Bernardo.

A família veio para o aniversário da avó de Tatiana e aproveitou o dia de sol para levar Alice conhecer o parque.

“Eu vim pequena aqui, sabia que tinha histórias na Casa Encantada antes da pandemia, mas não esperava ser recepcionada por tantas bruxas. Mas elas não dão medo, não”, garantiu Tatiana.

Cuidados

Mesmo de volta ao bosque, as bruxas não ficarão dentro da Casa Encantada. “Os cuidados para evitar aglomerações ainda são necessários”, explica a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.

Quem quiser visitar a Casa Encantada poderá entrar, mas respeitando as novas regras devido à pandemia: distanciamento, uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel 70%.

A diversão agora começa na entrada, pelo mirante, onde os visitantes são recepcionados pela Bruxa Uxa, que fará um breve relato da história do Bosque Alemão e explicará o que é uma cidade educadora.

No início da Trilha João e Maria, a Bruxa Felícia fala da cultura alemã e da riqueza da literatura. Na varanda da Casa Encantada estarão Alegria e Bellatrix. Ao lado da Casa Encantada, antes da escada, Guida e Mimi cuidam da Árvore Encantada com as chupetas entregues pelas crianças que querem deixar de usá-las.

Ao lado do lago, a Bruxa Beth e o voluntário Tito cantam músicas de bruxinhas, ratos, aranhas, morcegos, sapos e dragões. Na continuação da trilha após o lago, está Alévola, que falará dos projetos de inclusão e do acolhimento de pessoas com deficiência.

No portal, a Bruxa Ayra vai reafirmar o convite ao mundo encantado da literatura, citando as bibliotecas escolares e os Faróis do Saber.

Na tevê

As bruxas do Bosque Alemão também continuam a contação de histórias no formato remoto, para quem preferir. Elas estão todas as segundas-feiras, às 15h, no Facebook da Secretaria Municipal da Educação.

Também podem ser vistas na TV Escola Curitiba, pelos canais da tevê aberta 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar), além do YouTube.

A Casa Encantada

Inaugurada em março de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, a Casa Encantada é uma biblioteca e espaço para contação de histórias. Permaneceu fechada para o público desde o ano passado, por causa da pandemia.

A biblioteca da Casa Encantada é uma das 195 unidades da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares, com um acervo de 2,4 mil livros destinado ao público infantil.

Autor: SMCS - FOTOS: Lucilia Guimarães | Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA -SMCS
Bruxas contadoras de histórias retornam ao Bosque Alemão. Curitiba