CMEI PARQUE INDUSTRIAL
PLANEJAMENTO
Turmas: PRÉ ÚNICO A
Professoras: Aline e Luciane
Atividade: Movimento
- Pular amarelinha
Objetivos:
Propiciar um espaço adequado para que as crianças se sintam seguras para desenvolverem seus movimentos vencendo desafios; (tanto dentro como fora de casa)
Participar da brincadeira proporcionando o controle sobre o corpo e movimento;
Aprender a lançar e pegar (flexibilidade e equilíbrio)
Experiência de Aprendizagem:

Figura 1: desenho com giz (ou pedra) no chão

Figura 2: Com fita adesiva no chão
Figura 3: amarelinha feita com papelão
Investigação de Aprendizagem:
- Usar a criatividade em montar a amarelinha, sendo com fita adesiva, desenho no chão ou desenho em caixas de papelão.
- Escolher um lugar seguro para que possam brincar, sendo tanto dentro de casa como fora.
Regras da brincadeira
Tira-se na sorte quem vai começar.
Cada jogador joga uma pedrinha ou tampinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Perde a vez quem:
Pisar nas linhas do jogo
Pisar na casa onde está a pedrinha
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha de volta
Ganha quem terminar de pular todas as casas primeiro.
- Incentivar a criança a contar as “casas” quando pular ajudando com os números.
- Com essa simples brincadeira a criança estará sendo estimulada a superar desafios, identificando suas potencialidades e seus limites.
CRIANÇAS SE CUIDEM E LAVEM SEMPRE AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO!
Autor:
CMEI PARQUE INDUSTRIAL
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Fonte:
Lilian Patrícia