“ Brincando também se aprende”
A aprendizagem acontece de várias maneiras, alunos e professores podem criar vínculos positivos e transformar o ambiente de maneira significativa, propiciando levar o estudante ao caminho do conhecimento, fato este que se pensarmos, pode ser uma incógnita, acredito na infinita busca pelo mesmo e infinitamente qual o caminho percorrer na trajetória do ensino aprendizagem.
A busca incessante de acreditar no potencial dos meus estudantes, faz-me refletir e a cada dia repensar nas estruturas cognitivas desse educando, entretanto falar em estrutura no campo mental fica complicado, visto que a mesma vem se perdendo no âmbito familiar, é necessário muita cautela quanto a isso, falar é fácil, difícil é conseguir resgatar esse aluno das mazelas que a própria família impõe e mesmo a sociedade a qual está inserido.
“A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto”.( DURKHEIM).
Com base nesse pensamento a Professora Elaine de Assis, regente do 3º Ano D, trabalhou o livro “ Menina bonita do laço de fita”, sequência didática, onde foram focadas as áreas de Língua Portuguesa e História, tratando dos temas dos afrodescendentes, cultura africana, discriminação e a questão da escravidão no Brasil.
A sequência iniciou com a leitura do livro “Menina bonita do laço de fita”, após, por meio de vídeo, onde a professora realizou um comparativo entre uma história apenas lida e outra assistida. Outras atividades foram realizadas na área de Língua Portuguesa, como:
- Interpretação de texto
- Leitura
- Produção de texto
- Cruzadinha e outras ...
Para finalizar o trabalho foi apresentado o teatro da “Menina bonita do laço de fita” para o público da escola, enfatizando a importância do respeito as etnias e a diversidade cultural, refletindo assim, sobre a questão da aprendizagem que foi o tema de abertura para o teatro.
Ainda nesse mês realizamos a “festa do pijama”, enfoque do livro “Viviana rainha do pijama”, trabalhado no PNAIC ( Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), que vem contribuindo e subsidiando a nossa prática pedagógica de maneira significativa.
Os estudantes vieram caracterizados com o seu pijama preferido. Cantamos a música da Xuxa “ Feche os olhos” , realizamos atividades, brincamos e fizemos um concurso do pijama mais legal entre as duas turmas, 3º D E 3º C.
A dramatização, assim como a brincadeira, desperta na criança a motivação, o prazer e o interesse em aprender. Sei que não conseguiremos mudar o mundo e todos que passarem por nós, seria utopia pensar assim, mas se conseguirmos atingir de fato pelo menos uma, dentre muitas, tenho certeza que a semente do conhecimento e da verdade brotará e se multiplicará.
Porém, se ignorarmos as necessidades da criança e os incentivos que são eficazes para colocá-la em ação, nunca seremos capazes de entender seu avanço de um estágio de desenvolvimento para outro, porque todo avanço está conectado com uma mudança acentuada nas motivações, tendências e incentivos. ( VYGOTSKY 1989, p. 105).
Autor:
CEI Maestro Bento Mossurunga, EM
|
Fonte:
Professora Elaine de Assis