Brincando e Conhecendo o Sistema Monetário no CAIC BN!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Desde cedo é importante que os estudantes conheçam o sistema monetário de seu país, mas como fazer isso com estudantes do 1ºano? Hoje vamos saber como a professora Maria do Carmo Cândido Pinto do 1ºano A, fez para tornar esse conhecimento mais acessível a sua turma.

 Inicialmente a professora realizou um trabalho de sensibilização sobre o sistema monetário nacional.  Os estudantes viram cartazes com cédulas que compõe o nosso sitema monetário e trabalhou com cédulas fantasia que foram mimeografadas pela professora. Nessa etapa do trabalho, os estudantes pintaram as cédulas e professora Maria do Carmo trabalhou as cores específicas de cada uma, os animais da fauna brasileira presentes nas mesmas e o valor de cada uma.

A professora confeccionou um envelope para que cada estudante levasse pra casa e brincasse com o dinheirinho, mais contato e aprendizado mesmo em casa, dentro da proposta que a pedagoga Vera Lúcia Martins enfocou durante esse ano letivo com o ciclo I, a do ambiente alfabetizador, que prevê que o aprendizado da criança continua mesmo fora da escola.

A turminha do 1ºano A também brincou de banco. "Eles aprenderam operações básicas como depositar e retirar e se divertiram muito" destacou a professora Maria do Carmo.

E depois de conhecerem um pouquinho mais o dinheiro usado no Brasil, a professora trabalhou com a lojinha de materiais escolares. As crianças brincaram com os próprios materiais: penal, lápis de cor, canetinha, borracha, apontador etc. Conjuntamente com os estudantes a professora colocou preço nos itens á venda, e os estudantes utilizaram o dinheirinho de mentirinha para fazer as compras. Em caso de necessidade, e se tivessem saldo disponível, iam ao banco fazer retiradas.

"Fico muito feliz em ver a iniciativa da professora em trabalhar a educação financeira com os estudantes do 1ºano, percebe-se o trabalho com a discplina de matemática e o protagonismo dos estudantes no sentido de aprender que só podemos comprar se temos dinheiro disponível "destacou o diretor do CAIC BN Pedro Rodrigo de Andrade.

A ludicidade aliada a criatividade e o conhecimento tornaram o aprendizado de um conteúdo que não era simples para os nossos estudantes do 1ºano. Parabéns professora Maria do Carmo por sua dedicação em fazer sempre o melhor trabalho para os nossos pequenos estudantes!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

 

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Maria do Carmo
00095132.jpg
lojinha
1/8