Dentre tantas notícias desafiadoras acontecendo no mundo, acolhemos e fortalecemos diariamente o vínculo afetivo com as crianças, com o apoio e parceria das famílias. As crianças matriculadas nas turmas de Pré-escola têm acompanhado as vídeo propostas, interagindo com os colegas e os professores no grupo do WhatsApp por meio de vídeos, áudios, fotos e mensagens, enriquecendo ainda mais as propostas ao compartilharem seus registros, descobertas e encantamentos. Criando assim oportunidades de planejamento de propostas lúdicas que vão de encontro com seus interesses e curiosidades. As crianças das turmas de Berçário e Maternal também têm a oportunidade de encontrar com suas professoras e colegas no grupo do WhatsApp, onde compartilham suas aprendizagens, ouvem histórias e aprendem novas canções e muitas brincadeiras ricas em desafios para seu desenvolvimento. Todas as crianças passam a receber propostas por meio do kit pedagógico, ampliando as interações e possibilidades de registros de suas experiências. As famílias compartilham o processo e os resultados em nossos grupos e é cada registro lindo que não poderíamos deixar de postar por aqui. De acordo com o Currículo da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Curitiba, “as interações e a brincadeira são os eixos estruturantes das práticas pedagógicas na Educação Infantil por meio dos quais bebês e crianças podem construir e apropriar de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização”. (BRASIL, 2018). A brincadeira, como prática social e cultural, marca intensamente a infância e é o modo como os bebês e as crianças podem conhecer-se, sentir e compreender o mundo, dando significado às relações e às interações que sustentam as aprendizagens e o desenvolvimento. Como diz Mário Quintana, as crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade.
Autor:
Kauany Thaís
|
Fonte:
CMEI Madre Elvira