BRINCANDO COM DINOSSAUROS

Publicado por:  Priscila Chiquitti Nazario

Neste semestre, a turma do Berçário II se aventurou em propostas e brincadeiras com o tema dinossauro. A ideia de envolver as famílias e crianças nesta temática, surgiu a partir da observação das professoras que notaram o interesse das crianças por brincadeiras com as miniaturas de dinossauros durante a semana em que frequentaram presencialmente o CMEI.

Na sala de referência confeccionamos o “Mundo do Dinossauro”, com imagens de recortes de revistas que mostravam o ambiente em que viviam os animais. Uma das crianças da turma gostou tanto dos dinossauros que chegou a levá-los para dormir com ele no momento do soninho.

Quando retornamos ao ensino remoto, demos continuidade ao tema enviando a proposta de construção de um mini mundo que possibilitou às crianças terem acesso a diferentes materiais e criar junto com sua família um mundo divertido, modelando com massinha, montando estradas com pedrinhas, gravetos e fazendo lindos espaços com árvores e folhas.

As crianças quando brincam com dinossauros desenvolvem a criatividade, imaginação e coordenação motora. Pensando nisso, enviamos também brincadeiras com sombras, usando silhuetas de dinossauro e os sons, chapéu do “Stegossauro” para que brincassem, imitando os sons e movimentos do mesmo.

Para deixar as famílias mais integradas ao assunto, fizemos um Podcast relatando como surgiram os dinossauros, o habitat que viviam, alimentação e como ocorreu sua extinção.

Também confeccionamos um jogo de caça aos ovos da mamãe dinossauro com pistas e pegadas, sugerimos às famílias que organizassem o espaço e incentivassem os pequenos a ir em busca do ovinho e descobrir o pequeno filhote de dinossauro. Trabalhar jogos na Educação Infantil desenvolve aspectos sociais e cognitivos que são úteis para o desenvolvimento dos pequenos.

E para deixar ainda mais legal nossas brincadeiras, pedimos às famílias que preparassem um espaço aconchegante para contar a história do “Meu amigo dinossauro” e depois criassem um belo jardim explorando os elementos da natureza enviados em um dos kits com terra, folhas, areia colorida, pétalas de flores, gravetos e pinha.

A partir dos kits pedagógicos, conhecemos um pouco mais sobre as crianças e famílias, além de garantir aos pequenos propostas que contemplam os seis Direitos de Aprendizagem: brincar, participar, conviver, conhecer-se, expressar, explorar.

Agradecemos imensamente a participação e empenho das famílias, e esperamos que  todos tenham vivenciado as propostas e experiências de maneira significativa.

Autor: Professoras Eva, Adriana e Maria | Fonte: Professoras Eva, Adriana e Maria
Berçário II