Brincadeiras investigativas...

    Publicado por:  Soraya Gaspari

 

Sempre falamos o quanto as crianças são curiosas, que querem saber como tudo funciona, o porquê das coisas, se dá para abrir ou fechar, quem fez, etc. Elas estão investigando o mundo a sua volta, examinam tudo com cuidado para dar sentido e função às suas descobertas. Para isso elas precisam de bons contextos investigativos e do olhar atento do adulto que está com elas para valorizar essas descobertas.

Pensando nisso, ao Maternal 2 B foi proporcionado situações de investigação no ambiente externo do nosso CMEI, explorado cantinhos peculiares nos troncos das árvores, o trajeto das formigas carregando pedaços de folhas e flores até o formigueiro, as cores e aromas das flores e folhas caídas no chão, o voo das abelhas sem ferrão, as florezinhas de mel e até uma flor Dente de leão.

Opa! Uma flor Dente de leão?!? Bom, nem todos gostam de segurar uma flor Dente de leão, mas a curiosidade em querer conhecer e saber o que é  vale até mesmo investigar na mão do amigo se ele puder segurar!

E foi assim que começamos a entender e descobrir algumas coisas juntos...já vimos que no formigueiro cada um daqueles buraquinhos são portas de entrada das formigas, que a flor Dente de leão, apesar de se parecer com um bicho de espinhos, ela é bastante leve, macia e frágil que voa e se desfaz com o vento. Ainda vimos a importância das flores próximas à caixa das abelhas e também que as folhas quando estão secas elas têm uma outra cor diferente do verde que conhecemos e caem das árvores para que novas folhas possam nascer.

Com essas pequenas descobertas aprendemos o quanto o mundo de uma criança pode ser maior do que o seu quintal.

Crianças: Elloa, Jamilly, Larissa, Lorenzo e Yohanna

Autor: Luysiane Marques | Fonte: Luysiane Marques
00311759.jpg
Estou vendo uma joaninha aqui, profe! (Elloa, 4 anos e 3 meses)
1/12