A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A participação da família e da comunidade na construção do trabalho educativo é o princípio fundamental para a democratização da gestão e, consequentemente, para uma educação comprometida e de qualidade. Para esta finalidade, cada instituição de Educação Infantil considera as suas particularidades descritas no Projeto Político-pedagógico.
Uma proposta pedagógica que considere e valorize o movimento como uma linguagem da criança, exige a atenção para a organização pedagógica do espaço, o qual se torna um recurso de aprendizagens e de desenvolvimento.
Portanto, é preciso organizar um espaço rico em situações que proporcionem uma variedade de experiências de movimentos.
Com base nesta proposta, a organização do espaço externo do CMEI Miguel Arraes iniciou desde o ano anterior com a ajuda da comunidade, onde durante alguns sábados voluntários, funcionários e pais das crianças realizaram a pintura do parque, pneus e pinturas no chão para jogos e brincadeiras com as crianças.
No início de 2014 demos continuidade no nosso plano de ação contando com a ajuda de voluntários na colocação de pneus doados por Borracharias da comunidade para organização do gramado e do parque de areia.
Além disso, no ano de 2013, a educadora Dilkely Rudnie Ramos sugeriu a ideia de construirmos uma casinha de boneca utilizando garrafas Pet de 2 litros. Dessa forma, realizamos uma campanha de arrecadação de garrafas com toda equipe, os pais e a comunidade.
Na fase da construção tivemos ajuda de voluntários sendo estes: Allan Vinicius Lopes (esposo de educadora), Sergio Mendes (construtor), Jaquesom (colaborador), e também dos pais, das crianças e da comunidade. Este projeto aconteceu com todo apoio e incentivo da Diretora Mérope de Bastos Lima Godoy que procura sempre inovar os espaços do CMEI.
Toda essa mobilização visa promover um espaço de aprendizagem e desenvolvimento. No decorrer do dia diferentes atividades são previstas nestes espaços, considerando as necessidades e interesses das crianças.
Autor:
Miguel Arraes, CMEI
|
Fonte:
Equipe CMEI Miguel Arraes