Brincadeiras e Interações: Crianças e famílias brincando juntas

    Publicado por:  Kauany Thais Nogueira da Silva

Neste período de isolamento social, as crianças podem mostrar-se agitadas, entediadas, inquietas, irritadas... isso é natural, às vezes pode ser uma forma de chamar atenção e demonstrar o que sentem. Existem momentos em que nós adultos também nos sentimos assim? Viver as consequências do distanciamento social não está sendo fácil, não é? Mas podemos de alguma forma encurtar essa distância. Como solicitados pela maioria dos pais, iremos postar algumas sugestões de atividades (não obrigatórias) para que possam aproveitar esse momento precioso junto com a sua criança, inventando e reinventando brincadeiras:

Brinquedos e brincadeiras com objetos que temos em casa:

Com certeza vocês já viram crianças brincando com potes e panelas do armário da cozinha ou encantadas com o barulho das chaves. Então, por que não aproveitar esse encantamento e curiosidade e oferecer esses objetos do dia a dia para as crianças brincarem? Elas manipulam, exploram, investigam e aprendem muito na interação com esses materiais, e isso é especialmente prazeroso para as crianças de até 3 anos de idade.

Materiais: Caixas de ovos, garrafas pet vazias, embalagens de diferentes formatos, copos, panelas, bacias, potes e tampas variadas, caixas de papelão de diferentes tamanhos, argolas, tecidos, prendedores, canudos, colheres, rolinhos de papel, etc.

O que as crianças fazem? Os bebês e as crianças menores podem brincar de empilhar, colocar e tirar um de dentro do outro, chacoalhar, tampar, rosquear, empurrar, encaixar, separar, jogar, balançar, combinar, etc. Para as crianças maiores (4 e 5 anos), esses objetos ganham outros sentidos e favorecem, por exemplo, que elas construam cenários, inventem histórias, criem diferentes personagens.

Atenção: Para essas brincadeiras, é importante ofertar uma variedade de objetos, cuidar da higienização das mãos e dos materiais, e evitar itens que possam colocar em risco a saúde e segurança das crianças.  

Garrafas sensoriais:

Materiais: Garrafas pet pequenas e itens que possam ser colocados dentro: grãos, areia, sementes, bolinhas, miçangas, etc. Também é possível fazer garrafas sensoriais com líquidos, como na combinação entre água e gliter, água e purpurina, água e materiais coloridos, dentre outras opções.

Como fazer? Selecione as garrafas que serão utilizadas, higienize-as, deixe secar e, em seguida, coloque os itens escolhidos, dentro delas. Não se esqueça de vedar, reforçando com fita ou cola multiuso, de modo que as crianças não consigam abrir.

Receita de meleca com farinhas e corantes:

Farinhas, água e corantes (gelatinas, sucos, anilina comestível, etc.) são elementos para se produzir melecas de diferentes texturas, cores e consistências. Os bebês adoram brincar com melecas, eles exploram com o corpo, produzem marcas, percebem cheiros, cores e texturas. Não se esqueçam de observar se os ingredientes utilizados não oferecem riscos à saúde e segurança das crianças.

Brincar de ler e contar histórias:

As crianças adoram ler, ouvir, contar e recontar várias vezes a mesma história, por isso é tão importante que elas possam vivenciar esses momentos em casa junto com à família.

Canais do YouTube:

Autor: Kauany Thaís | Fonte: Atividades retiradas da Internet.
00277228.jpg
Brinquedos e brincadeiras com objetos que temos em casa.
1/8