Brincadeiras com embalagem e caixas de papelão

    Publicado por:  Solange Damaso da Rosa Oliveira

Título: Brincadeiras com Embalagem e Caixas de Papelão

Área de formação humana: Conhecimento Matemático

Modalidade Organizativa do Tempo Didático: Atividade Permanente.

Público Alvo: Berçário I (de 4 meses a 11 meses)

Objetivo: Adquirir noções de orientação espacial deslocando objetos  no espaço, levar nas mãos segurar, arrastar, e empilhar e encaixar.

•         Momento I organizamos as crianças sentadas no tapete da sala, alguns bebês ainda não sentam sozinhos  e para que pudessem participar desta atividade utilizamos recursos como por exemplo: pneus e apoiadores, desta forma fizeram o manuseio das caixas pequenas e das caixas grandes, empilhandos, passando a mão, arrastando e segurando. As crianças menores necessitaram de atenção individualizada, desta forma fizeram a atividade com o auxilio das educadoras.

•         2º momento: foram apresentados para as crianças latas de leite, para que elas fizessem o manuseio, passando a mão, arrastando, segurando, empilhando. Esta proposta será realizada na sala e repetida por duas vezes na semana.

•         3º momento: Oferecemos para as crianças uma caixa  grande vazada e as latas para que fizessem tentativas de encaixe dentro da caixa, também fizeram tentativas de empilhar as latas. Esta proposta será realizada na sala e repetida por três vezes na semana.

 

Avaliação de participação e aprendizagem das crianças

Ao propor a brincadeira das caixas deixando livre para o manuseio, todas as crianças participaram cada um com seu jeito, uns no primeiro momento como é automático a experimentação levam diretamente à boca, outros querem pegar, jogar, empurrar, subir em cima. No segundo momento as educadoras empilharam as latas para que eles pudessem desmontar. Foi muito divertido, eles riram muito quando as latas caíam ao chão, como são pequenas as crianças ainda não tem a habilidade para empilhar sozinhas o máximo que conseguiram até o presente momento foi empilhar as latas e caixas uma sobre a outra e com mediação das educadoras. Num terceiro momento, encaixaram as latas nos vazados da caixa, com o auxilio das educadoras, foi possível perceber que a caixa vazada foi uma das caixas que mais atraíram e prenderam a atenção das crianças.        

 

Autor: Coqueiros, CMEI | Fonte: Cmei coqueiros
00017185.jpg
Atividades do berçario I
1/6