Brincadeira na escola é permitida? Sim ou não!

    Publicado por:  Viviane da Cruz Leal Nunes Vitorino

Quem já escutou que escola é lugar de aprendizagem! Verdade, mas aprender com alegria é muito melhor! Mas como motivar nossos estudantes com uma aprendizagem dinâmica e divertida ?

Resposta fácil, quem não gosta de brincar?

A brincadeira deve estar na escola, lugar de constituir sentidos e significados, envolvendo e desenvolvendo a ludicidade, a escuta, as sutilezas e a espontaneidade do brincar. Isso vale pra gente pequena e pra gente grande, juntos podemos ensinar, aprender e brincar!

Assim, pensando em nossos estudantes de qualquer idade, lançamos o caderno: “Curitiba Brinca – Ensino Fundamental e Ludicidade: Possibilidades Curriculares em Diferentes Tempos e Contextos”. Com diferentes perspectivas do brincar que permeiam todas as áreas do conhecimento, os diferentes componentes curriculares e as práticas educativas. Assim, os conhecimentos e os contextos, podem ser ajustadas e trabalhadas, possibilitando a construção e a desconstrução dos modos de ser, de pensar, de aprender e ensinar.

Professor! Você não conhece esse material? Acessa lá, está no site https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/cadernos/9475, com várias sugestões de método para ensinar que ultrapassam o tempo, adaptam-se aos contextos e, sem dúvida, perpetuarão a alegria, o ensinar e o aprender todos os dias  na sua salas de aula.

 

Autor: Viviane da Cruz Leal Nunes | Fonte: Gerência de Currículo