Brinca Curitiba!

Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

Brincam crianças, famílias, professoras e toda equipe do CMEI Dr. Eraldo Kuster.

O Brincar é Direito garantido no ambiente do CMEI. Os espaços são brincantes; as crianças, as professoras brincam o tempo todo.

A criança é assim, a sua cultura é brincar. Os seus pensamentos, as suas ações são guiadas pela brincadeira.

Mesmo sabendo que todos os dias é dia da criança, é dia de brincar e elas têm este Direito e os outros garantidos, há momento que aproveitamos esse calendário guiado pela cultura para fazer algo mais significativo ainda.

Na segunda semana de outubro, culturalmente comemoramos a Semana da Criança e mais uma vez nós seguimos na contramão do capitalismo na forma de comemorar o dia das Crianças; claro que elas receberam presente, mas não presente material; mesmo porque, o bem material se acaba, se quebra e então é descartado. No entanto o vínculo familiar, o amor demonstrado pela presença, brincar junto é bem apreendido, que não se acaba e marca a mente e o coração da criança.

As famílias foram convidadas a vir ao CMEI e assim presentear as crianças com o bem que dura, que permanece no coração, estando junto e brincando com seus filhos e filhas. E elas vieram em grande número, porque sabem o quanto é importante se fazer presente e ser presente na vida das crianças, estando com elas nos espaços educativos e permitir que as crianças compartilhem as suas vivencias e experiência do cotidiano com aqueles e aquelas que elas, mas amam.

Os ambientes do CMEI que no cotidiano são organizados para a brincadeira, neste dia ganharam um toque especial e. Ambiente que foi embalado pelo clima; pela primeira vez neste ano em que as famílias foram convidadas para estar no CMEI, colaborou nos presenteando com um dia ensolarado e tão quente, que as crianças tomaram banho de mangueira, banhos em bacias.  Tudo bem que algumas famílias ficaram meio assim com a molhança, mas as crianças... A pedagoga Marjane com a mangueira na mão cuidou de garantir a diversão, espirrando água para todos os lados.

Quanto ao presente do dia das crianças, não foram somente às crianças que ganharam. As famílias, a equipe do CMEI todos/as que ali estavam foram presenteadas/os com a alegria das interações, do vinculo, dos olhares afetuosos e de muita brincadeira.

Não posso deixar de agradecer a equipe do CMEI Dr. Eraldo Kuster que são excelência na organização dos ambientes e no acolhimento das crianças e das famílias, nela estão incluídas as profissionais das Empresas terceirizadas, que participam de todos os acontecimentos do CMEI e agradeço as famílias sempre presentes no cotidiano da unidade.

Assim seguimos respeitando a cultura das crianças, de brincar o tempo todo e com todos e todas, as famílias, a equipe do CMEI, presenteando nossas crianças com brincadeiras.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00251914.jpg