Bosque Reinhard Maack: Uma Trilha de Aventuras

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

As crianças do Pré II, nas brincadeiras de faz de conta, construíram um ônibus e começaram a visitar pontos turísticos da cidade de Curitiba, de acordo com o seu repertório: Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa João Paulo ll, Jardim Botânico, Parque Barigui, Passeio Público, Zoológico, Ópera de Arame. A Professora Gisele e o Professor Marcio, atentos a esse brincar, embarcaram nesta aventura e juntos decidiram ampliar esse repertório, pesquisando os espaços que as crianças já conheciam e trazendo outros, como o Parque Tanguá, Bosque Reinhard Maak,  Parque Tingui, Parque São Lourenço, Bosque Zaninelli, entre outros.

O ônibus, se transformou em avião, espaçonave e barco, porém os destinos sempre eram os mesmos. Os espaços externos e entorno do CMEI, como a Praça da Salete e a Praça Francisco Cunha Pereira, tornaram-se os espaços preferidos das crianças, pois estes os instigavam ao brincar, sempre desafiando o corpo e os movimentos.

Em conversa, as crianças se encantaram pelo Bosque Reinhard Maak, pela sua estrutura e trilha com 16 brinquedos, construídos em madeira, este sendo o fator determinante para a escolha deste parque para a primeira aventura.

Descobriram no trajeto até o Bosque, "o dentista", "o trabalho do pai", "a casa da vó", "o circo", "o estadio do Paraná", "o caminho de casa", " o mercado" e um novo bairro, o Hauer, que é "bem longe do CMEI".

Paula Viegas, representante do Programa do Linhas do Conhecimento, apresentou todo o bosque, explicou sobre o Reinhard Maack, um aventureiro que emprestou seu nome ao Bosque, que descobriu e mediu o ponto mais alto do Estado, o "Pico do Paraná". Apresentou os jardins de mel, com as abelhas sem ferrão, e percorreu junto com esta turminha a trilha de aventura.

As crianças brincaram no congo, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, travessia, hexágono, escalada, túnel, escorregador, mirante e argola. Porém o que encantou mais os olhos foi o escorregador gigante e o mais emocionante foi o teleférico.

A turma do Pré II desembarcou no CMEI após essa aventura, com muitas novidades e com entusiasmo para o próximo roteiro.

Até lá!!!

 

 

Autor: Centro Cívico, CMEI | Fonte: Ana Beatriz Souza Cerqueira
00217145.jpg
Visita
1/8