Bonecos de pano feitos em CMEI da Prefeitura encantam crianças

Publicado por:  Tamara Juliana Pereira Andrade

Representantes dos pais e professores do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Sylvia Orthof, no Sítio Cercado, se emocionaram nesta segunda-feira (31/7), quando fizeram a entrega de brinquedos para o Lar O Bom Caminho, no Capão Raso. Eles doaram os bonecos feitos à mão pelas famílias das crianças que frequentam o CMEI.

A atividade começou no primeiro semestre. As famílias das 140 crianças de zero a 3 anos de idade atendidas na unidade participaram de uma oficina de confecção de bonecos de pano. Pais e filhos soltaram a imaginação e deram vida a bonecos que foram desenhados em papel com as características da criança. A prática levou as famílias a refletir sobre a importância de passar mais tempo com os filhos, além de ensinar o valor da solidariedade e da doação.

“As relações da família com a unidade precisam ser fortalecidas a fim de que possamos desenvolver um bom trabalho com as crianças”, destacou a diretora do CMEI, Tamara Juliana Pereira Andrade.

As oficineiras e artesãs, funcionárias da unidade, ensinaram o processo de confecção do brinquedo: desde o enchimento do boneco de pano até a pintura do rosto e sua vestimenta. Foram confeccionados vários modelos de bonecos que ficaram expostas no CMEI. Parte foi integrada ao acervo da brinquedoteca da unidade, outra parte foi entregue ao Lar.

Não tem preço

Diogo Popoaski Martins, pai de Aisha Emanuelle Martins, de 3 anos, esteve ao lado da filha na atividade. “Não temos muito, mas nessa oficina conseguimos fazer algo especial para as crianças”, disse Diogo.

Para a professora Silmara de Andrade, a atividade é uma prazerosa forma de voltar no tempo. “Quando criança, a gente não tinha muitos brinquedos e a boneca de pano já era um artigo de luxo. Com a oficina, pude ter o sentimento de voltar a ser criança, refletindo sobre como é fácil ajudar uma criança que não tem brinquedo, que precisa de um carinho e um apoio”, afirmou.

Indianara Alves Clemente, mãe de uma das crianças da unidade, representou o grupo de pais durante a entrega dos bonecos. “É muito gratificante você saber que um trabalho feito com tanto amor e empenho pode fazer a alegria desses pequenos”, destacou.

A presidente da instituição, Nylcea Braga Maciel, disse que a doação representou mais alegria para as 18 crianças do Lar O Bom Caminho. “Aqui a gente tem um olhar especial para o ato de cuidar da criança, não é só teoria que promove o bem-estar dos pequenos, por isso, nossa premissa é de que o amor seja superior a tudo e a doação dos bonecos traz afeto e aconchego”, disse.

Com 42 anos de história, o Lar O Bom Caminho mantém convênio com o município para pagamento de pessoal. São 23 funcionários entre cuidadoras, cozinheiras, motoristas, administrativo e equipe técnica. Empresas e pessoas da comunidade também ajudam na manutenção do Lar, que fica na Rua Bortolo Gusso, 191, no Capão Raso. Informações em www.larobomcaminho.org ou (41) 3246-8944.

Autor: Claudia Muniz | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
b5