Boneca dos Desafios iniciou suas visitas às escolas do NRE Boa Vista

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Ediana, a Boneca dos Desafios, iniciou suas visitas às escolas do NRE Boa Vista e ao CMAEE Arlete Procotte neste mês de março. No decorrer do ano letivo, a boneca percorrerá todas as unidades escolares, levando desafios para serem resolvidos pelos estudantes dos ciclos I e II.

A primeira visita aconteceu entre os dias 08 e 14/03 na Escola Municipal Professor Kó Yamawaki, no Bairro Alto. Nesse período em que esteve na unidade, a boneca mobilizou todos os estudantes, inclusive da Educação de Jovens e Adultos (EJA), os quais resolveram coletivamente ao "desafio ciclo I" e conversaram com a professora Juliane sobre a importância de uma participação em grupo e as diferentes contribuições de cada pessoa para a aprendizagem de novos conhecimentos.

Enquanto isso, os estudantes do 4º ano D (manhã) resolveram ao "desafio ciclo II", que foi apresentado inicialmente no mural do hall da escola para melhor visualização. Já no período da tarde, na sala de aula do 5º ano C, Ediana acompanhou de perto aos estudantes na descoberta dos valores das formas geométricas, ficando um pouquinho em cada mesa. Logo após o recreio, antes de desvendar o desafio, as crianças aproveitaram o momento para contar histórias para a boneca, que as ouviu atentamente.

Para a resolução dos desafios, os alunos podem utilizar materiais que os auxiliem na resposta, como por exemplo, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete, réguas numéricas, letras do alfabeto, dicionários, entre outros. As estratégias para resolução são registradas em forma textual em um caderno que acompanha a boneca Ediana. As equipes pedagógicas poderão utilizar fotos com legendas, notícias, quadrinhas, histórias em quadrinhos, poemas, cartas, bilhetes, entre outros recursos.

A atividade dos Desafios foi um sucesso na escola Kó Yamawaki e muitos estudantes registraram suas memórias! Por conta da motivação com Ediana, a equipe pedagógica da escola continuará os desafios com as crianças utilizando o "Boneco Kó".

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Alfabetizadores do NRE Boa Vista
00204406.jpg