Bolachas caseiras com a E.J.A.

    Publicado por:  Denise da Luz Montenegro

    

As professoras das turmas de Educação de Jovens e Adultos de nossa escola, desenvolveram um projeto com os estudantes envolvendo Língua Portuguesa, Matemática e muita animação e emoção. Elas apresentaram a eles uma receita escrita de Bolacha Caseira, em forma de cartaz retomando aspectos já trabalhados anteriormente. Foram abordados significados de algumas palavras, como ortografia, ordem alfabética, produção escrita sobre as qualidades dos estudantes Heróis, produção escrita de texto coletivo e passo a passo da receita envolvendo a matemática como: dobro de receita.

Os estudantes foram reunidos no pátio central em uma mesa grande, onde todos puderam participar e observar a realização da receita. Uma das estudantes que já realizou curso de culinária (confeitaria) ficou à frente do preparo da receita.  Após o preparo os estudantes tiveram tempo de degustar as bolachas, sendo que algumas ficaram separadas para a realização da atividade seguinte. Cada estudante recebeu uma bolacha e nela registrou com caneta de culinária, a sua qualidade discutida em uma aula sobre os Heróis e Heroínas da realidade e depois levaram como lembrança da participação no projeto.

   Durante toda a realização da atividade foi discutido com os estudantes aspectos como: melhor aproveitamento de alimentos, dicas para presentear e para obter renda durante períodos festivos (Natal, Páscoa, dia das Mães e dos Pais).

Ao final do projeto os estudantes realizaram uma roda de conversa onde opinaram sobre as sensações vividas durante todo o trabalho realizado.

 

Autor: Prof. Guilherme Butler, EM | Fonte: Regiane Melara
00254908.jpg
receitas da eja
1/13