Boas vindas ao projeto de Robótica Educacional 2018

    Publicado por:  Aline Alvares Machado

No dia 12 de março foi oficializado o início do projeto de Robótica Educacional para as unidades da RME (Rede Municipal da Educação) em 2018, em uma reunião com os professores e diretores das unidades que optaram por participar do projeto neste ano.

Durante a reunião, os professores e diretores puderam se conhecer e trocar informações sobre o projeto, além de conhecer as novas diretrizes do trabalho deste ano. Informações técnicas e sobre o desenvolvimento do projeto foram repassadas, e também foi realizada uma atividade dinâmica, demonstrando o quanto o comprometimento de todas as partes envolvidas é essencial para que os objetivos do trabalho com a robótica sejam alcançados.

Neste ano de 2018, iniciamos com 9 unidades participantes:

EM SÃO MIGUEL (NRE CIC): diretor Oreste Junior (representado na reunião pela coordenadora pedagógica Ster Blanc Felizardo) e professor responsável José Ricardo Dolenga Coelho.

EM Cel. DURIVAL BRITTO E SILVA (NRE CAJURU): diretora Simone Whiters (representada na reunião pela coordenadora pedagógica Maria Sonia Carvalho) e professora responsável Anai Rodrigues.

EM Pref. OMAR SABBAG (NRE CAJURU): diretora Marta (representada na reunião pela vice-diretora Roseli Percegona) e professora responsável Armindaliz Cavalcante.

CAIC CÂNDIDO PORTINARI (NRE CIC): diretor Ronaldo Galindo Sobral e professor responsável Wagner Souza.

EM PAPA JOÃO XXIII (NRE PORTÃO): diretora Sueli Kosowski (representada na reunião pelo coordenador pedagógico José Emílio Denz) e professora responsável Manancita Nanter Palu.

CMAE Profa. MARIA JULIETA ALVES MALTY (NRE PORTÃO): diretora Andreia da Luz e professora responsável Joselita Laskoski.

EM Prof. ERASMO PILOTTO (NRE BOA VISTA): diretora Janete Dill e professor Julio Cesar Cruz Machado.

EM Prof. HERLEY MEHL (NRE BOA VISTA): diretora Karine Braun e professora Rafaela Amatuzzi.

EM Profa. MARIA CLARA BRANDÃO TESSEROLLI (NRE PINHEIRINHO): diretora Danielle Ventury e professora Karen Cristine Couceiro.

COMO O PROJETO ACONTECE?

Os professores são responsáveis por selecionar os estudantes para participar do projeto, que acontece em contra turno escolar. A partir daí, os professores irão orientar as crianças nos estudos relacionados à robótica, programação, sempre de maneira indissociável dos valores que permeiam o trabalho, como a competição amigável, o espírito de equipe, e a ludicidade.

Os encontros acontecem, em geral, semanalmente, em dias e horários determinados pela escola e pelo(a) professor(a).

A construção e programação de robôs, além dos demais materiais produzidos, acontece de forma orientada pelo(a) professor(a), mas é 100% realizada pelos estudantes.

As unidades tem como meta, em 2018, participar de ao menos 3 atividades externas, como torneios e gincanas de robótica, sendo que a primeira delas irá acontecer em maio, durante um evento da Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação.

Entretanto, o foco do projeto não é a competição, mas sim o desenvolvimento de habilidades e competências sócio-emocionais e cognitivas durante o trabalho, além de oportunizar o aprendizado significativo a partir das tecnologias e da robótica.

Para maiores informações sobre o projeto, entre em contato com a Coordenadoria de Tecnologias Digitais e Inovação, pelo telefone (41) 3350-3086, ou por e-mail: tecnologias@edu.curitiba.pr.gov.br. 

Autor: SME | Fonte: CTDI