Bichinhos de Jardim - Maternal II A

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

O projeto “Bichinhos de Jardim” justifica-se pela curiosidade vivenciada das crianças ao brincarem nas áreas externas do CMEI. As professoras observaram que toda vez que levavam as crianças ao parque, solários e demais áreas do CMEI, muitas delas se dispersavam da atividade principal e ficavam fascinadas com as lindas borboletas que voavam e pousavam nas plantas do parque, outras ainda, vislumbradas com o trabalho das formigas cortadeiras seguindo-as e observando-as por muito tempo, curiosas para saber o trajeto final daquela pequena formiguinha carregando uma folha tão grande.

            Acreditando que só se aprende, só se tem sentido aquilo que desperta o interesse da criança, as professoras estão desenvolvendo este projeto com intuito de levá-las a observarem com mais atenção as áreas verdes ao redor do CMEI e de sua casa, conhecerem os pequenos bichinhos que estão no nosso jardim e ainda, sanar as curiosidades que já foram observadas nas crianças.

           As professoras começaram a atividade em roda de conversa, apresentando o tema e levantando hipóteses sobre o que seria encontrado no jardim, registrando as informações das crianças. Após a conversa, as professoras levaram as crianças para um passeio no parque para observarem os bichinhos (minhoca, borboleta, formiga...), pedindo em seguida para eles registrarem o que viram através de desenhos. Também foi feita uma outra roda onde as crianças levantaram hipóteses sobre os animais que encontraram, comparando suas idéias iniciais antes da observação.

          Após essas atividades foi pedido para os pais confeccionarem com o seu filho uma minhoca de meia, fazendo com que estes interagissem com o conhecimento que seu filho estava adquirindo, fazendo-os participar dessa construção. Em sala, após as minhocas estarem prontas, foi montado um minhocario com caixa de papelão e deixado que as crianças brincassem e se encantassem com seus animais confeccionados por elas mesmas. Em outro momento foi apresentado a musica da minhoca e o minhoco e dramatizado com as minhocas que as crianças confeccionaram.

            Ao conhecer e se aproximar da natureza a criança passa a internalizar a importância da preservação, do cuidado com este espaço livre e prazeroso de se estar. Além do mais, as atividades ao ar livre proporcionam momentos de tranqüilidade, mais vida, mais entusiasmo, muita aprendizagem regada com muita diversão. Esse é o objetivo das professoras e foi assim que a turma vivenciou as experiências com a natureza que está ao seu lado, presente no seu dia a dia.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Professoras Cheila, Meliane e Vanderléia
00089789.jpg
Bichinhos de Jardim Maternal II A
1/25