Escola Municipal Araucária, Escola Municipal

logo escola

Biblioteca, Lugar de Encanto e Magia.

    Publicado por:  Luciana Colasso da Silva Neves
No primeiro semestre deste ano de 2013, a Biblioteca da Escola Municipal Araucária (Farol do Saber Heitor Stockler de França), promoveu uma série de atividades que despertaram o encanto e a imaginação de nossos estudantes. Estes momentos de diversão e cultura, despertaram a alegria de frequentar a biblioteca e a curiosidade na leitura de livros infantis.
“Nossa prioridade é tornar a Biblioteca (Farol) um lugar encantado e cheio de novidades. Pensando nisso, promovemos neste 1º semestre algumas ações específicas e grandiosas como a construção de cenários ambientados no conto. Juntamente, e, paralelamente, desenvolvemos ações que intensificassem o contato dos estudantes com a fantasia, sempre relacionado aos livros disponíveis para empréstimo. Primeiramente construímos o cenário da savana africana, para contarmos o conto "a lenda do ouro e da prata" e também "A lua, O macaco e o Tambor" extraído do livro Nina África. Durante os momentos culturais, além do conto, conversamos e mostramos imagens do continente africano, sem deixar de enfatizar as diversas e tão distintas riquezas culturais que compõem este continente, como o Egito e o Marrocos e as grandes cidades industrializadas e seus monumentos. O cenário seguinte foi "Uma Aventura no Espaço Sideral", onde a história "Missão Espacial", levou nossos pequenos leitores à uma jornada através do universo. Neste contexto, os estudantes ficaram conhecendo um pouquinho do Sistema Solar, com seus planetas e luas, bem como viajaram por um universo fictício, cheio de planetas habitados pelas mais diversas formas alienígenas.” (professoras Micheli Hubie, Edimara Soares e Valdirene Correa).
Outras ações foram desenvolvidas durante este semestre, como a confecção de marcadores de livros, que foram entregues aos estudantes como forma de incentivo à leitura e cuidado com os livros. Além dos cenários, componentes que o integraram como, monstrinhos alienígenas e bonecos dos personagens, também foram elaborados para que as crianças pudessem interagir e brincar. O uso da mini televisão (ou cineminha), confeccionado em caixa de papelão, foi outro artifício de sucesso para contar a história do João e Maria a todos os primeiros anos. E utilizando as ilustrações que algumas turmas fizeram das histórias contadas em livre iniciativa, foi  confeccionado um livro adaptado da história original como ato de valorização ao interesse das crianças pelos momentos culturais. 
O Farol anda cheio de novidades, com diversas miniaturas de elementos de histórias infantis espalhados pelo ambiente. Isto tudo mostra que neste segundo semestre muitas novidades virão.
Vamos aguardar com ansiedade...
 
 
 
 
Autor: Araucária, EM | Fonte: Professora Micheli P. Hubie