Berçário Único - Uma conquista muito celebrada!

Publicado por:  Tamara Ferreira Silveira

"A inauguração do Berçário do CMEI Ubatuba Tambaú, é um acontecimento muito aguardado e sonhado, não somente pela população local, que tanto necessita desse espaço de acolhimento e cuidados para seus bebês, mais também para toda a equipe de profissionais que compõe o CMEI, que tem a docência, não apenas como profissão, mas como uma missão de vida que desempenham com muito amor e dedicação.

Sabemos que para a implantação, é necessário uma série de cuidados e planejamentos, para que tudo seja o mais perfeito possível, pois é indispensável que os profissionais que assumem a missão de montar um berçário, tenham a consciência da importância dessa infraestrutura, e de como ela deve ser pensada e executada com todo o cuidado, para que cumpra com o objetivo de atender as reais necessidades do bebê, já que o espaço também faz parte do processo educativo, visto que a criança também aprende através da interação com o ambiente que a rodeia.

Assim também os cuidados relativos à alimentação, ao sono, à higiene, à saúde, a brincadeira e a música, são indispensáveis, no complexo processo que compõe a construção do berçário.

A inserção e gestão de um berçário não se trata apenas de pessoal preparado e dedicado, e tão pouco apenas de um bom espaço físico, mas é um conjunto de iniciativas que juntas formam a engrenagem que irá garantir o que nos é mais caro, ou seja, desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e social dos bebês.

Objetivos:

Traçar metas que nortearão a nossa trajetória, planejando e aplicando as propostas em todas as nossas propostas, pois nós professores precisamos ter em mente as metas e objetivos que pretendemos alcançar para que todo o processo se torne mais tranquilo.

Espaço para Repouso:

Esse ambiente deve proporcionar um bom descanso, para isso necessita de boa ventilação e luz baixa.

Sala de Referência:

A sala de referência: Brinquedos costumam ser acomodados em caixas organizadoras, disponibilizados de acordo com a intencionalidade do professor. Os brinquedos são os mais diversos como carrinhos de plástico, bonecas, chocalhos, bolas, bem como os brinquedos pedagógicos como por exemplo os encaixes. As mochilas são acomodadas em nichos individuais, remédios em armários altos, longe do alcance das crianças, materiais de uso das professoras também são guardados em armários fechados. Há também o espaço para a leitura, com livros ao alcance das crianças.

Fraldário:

Ambiente de higiene, com cesto de lixo com tampa e pedal próximo ao lugar de troca de fraldas é fundamental. Armário para os babadores, roupas de camas, e outros itens também compõem o espaço. As fraldas e produtos de higiene são armazenados em nichos individuais. Há espaço para banho e higiene bucal.

Lactário:

Ambiente de alimentação, necessita de fogão, geladeira e demais utensílios. A profissional que atua neste espaço é a lactarista. O preparo das refeições das crianças é realizado na unidade. O cardápio é elaborado pelas nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.

Programa Mama Nenê:

É uma parceria das Secretarias Municipais da Educação e da Saúde com o objetivo de incentivar o aleitamento materno pelo maior tempo possível. Desde o lançamento, estimula a amamentação em espaços organizados dentro das unidades.

Agradecemos ao Núcleo Regional de Educação CIC o empenho e parceria para que essa inauguração fosse possível".

Professoras Izabel e Jéssica

Autor: Tamara Ferreira Silveira Assunção | Fonte: CMEI Ubatuba/Tambaú