No início do ano as crianças ainda não tinham o costume de se sentar no momento das refeições. A maioria encontrava no movimento de correr com os amigos uma maneira de não aceitar as refeições que, por vez, precisava de muita insistência das professoras para que as mesmas comessem. Por isso, o momento das refeições acabava sempre sendo bastante tumultuado.
Por se tratar de uma turma de berçário único, onde há crianças de diferentes idades, abrangendo berçário 1 e berçário 2, notamos que havia a necessidade de elaborar alguma estratégia que tornasse esses momentos mais tranquilos e organizados.
A estratégia foi convidar os maiores à sentarem-se nas cadeiras, oferecendo os alimentos e, posteriormente, incentivando-os a segurar o talher, desenvolvendo assim a autonomia para alimentarem-se sozinhos. Os menores eram colocados no tapete e recebiam a mediação das professoras, sendo servidos. No início, alguns não gostaram de ficar sentados, tanto nas cadeiras quanto no tapete, foi preciso muita persistência e continuidade no trabalho e, aos poucos, fomos percebendo os resultados positivos. Hoje em dia, as crianças já reconhecem o momento das refeições e quando sabem que é o momento de alimentarem-se já vão se dirigindo à mesa e ao tapete, não havendo mais correrias. Grande parte da turma do berçário único B já se alimenta sem a necessidade de auxílio das professoras, pois conseguem segurar o talher de maneira adequada e com habilidade para levar a refeição até a boca e, os demais, têm sido constantemente incentivados a continuarem as tentativas de alimentarem-se sozinhos, enquanto ainda são mediados pelos professores.
Assim, os momentos de refeição que, são tão importantes pois, fazem parte das ações que marcam a vida diária das crianças no CMEI, tem a cada dia tornando-se um momento de interações, refeições tranquilas e saudáveis.
Autor:
CMEI Tânia Brandt
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Fonte:
CMEI TÂNIA BRANDT