Numa fresca e ensolarada manhã de abril, os bebês da turma do Berçário II tiveram a oportunidade de acesso a materiais diversificados dispostos em cestas plásticas fechadas com tramas de elásticos e barbantes. O desafio de acessar os materiais nas cestas motivou os pequenos a explorarem diferentes formas de inserir as mãos e chegar até aos objetos naquelas cestas por hora desconhecidas.
Mesmo os mais tímidos se sentiram instigados a se apropriar daquilo que não estava tão ao alcance das pequenas mãozinhas e dos curiosos olhinhos. De início, observaram e aos poucos foram se achegando aos materiais a medida que as professoras incentivavam os bebês a alcançarem os mesmos dando pequenas instruções sobre como chegar até eles.
As interações foram favorecidas e os pequenos, mesmo sem se comunicarem ainda de forma convencional, foram estabelecendo trocas e comunicando-se com olhares, gestos, burburinhos, etc. Enquanto se “comunicavam” estabeleciam relações numa linguagem própria de crianças tão pequenas.
Quantas aprendizagens favorecidas! Quantas trocas estabelecidas! Quanta curiosidade e exploração!
As professoras agora, a partir desta observação, têm o desafio de pensar e organizar propostas desafiadoras que incentivem a curiosidade e favoreçam a exploração pelos bebês. Afinal de contas alguém ainda pode perguntar: o que fazem os bebês no Berçário? Convidamos para apreciar...
Proposta planejada pelas professoras Neide e Lucilene, executada pelas professoras Neide e Marli na turma do Berçário II do CMEI Vila Califórnia e narrativa elaborada pela pedagoga Rozane Marcelino de Barros.
Autor:
Vila Califórnia, CMEI
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Fonte:
Rozane B. (Pedagoga)