Berçário II e a Caixa de Experimentação

Publicado por:  Sthefani Fernanda da Silva Lopes

Numa fresca e ensolarada manhã de abril, os bebês da turma do Berçário II tiveram a oportunidade de acesso a materiais diversificados dispostos em cestas plásticas fechadas com tramas de elásticos e barbantes. O desafio de acessar os materiais nas cestas motivou os pequenos a explorarem diferentes formas de inserir as mãos e chegar até aos objetos naquelas cestas por hora desconhecidas.

Mesmo os mais tímidos se sentiram instigados a se apropriar daquilo que não estava tão ao alcance das pequenas mãozinhas e dos curiosos olhinhos. De início, observaram e aos poucos foram se achegando aos materiais a medida que as professoras incentivavam os bebês a alcançarem os mesmos dando pequenas instruções sobre como chegar até eles.

As interações foram favorecidas e os pequenos, mesmo sem se comunicarem ainda de forma convencional, foram estabelecendo trocas e comunicando-se com olhares, gestos, burburinhos, etc. Enquanto se “comunicavam” estabeleciam relações numa linguagem própria de crianças tão pequenas.

Quantas aprendizagens favorecidas! Quantas trocas estabelecidas! Quanta curiosidade e exploração!

As professoras agora, a partir desta observação, têm o desafio de pensar e organizar propostas desafiadoras que incentivem a curiosidade e favoreçam a exploração pelos bebês. Afinal de contas alguém ainda pode perguntar: o que fazem os bebês no Berçário? Convidamos para apreciar...

Proposta planejada pelas professoras Neide e Lucilene, executada pelas professoras Neide e Marli na turma do Berçário II do CMEI Vila Califórnia e narrativa elaborada pela pedagoga Rozane Marcelino de Barros.

Autor: Vila Califórnia, CMEI | Fonte: Rozane B. (Pedagoga)
fotos narrativa bercario