BERÇÁRIO EXPLORANDO MATERIAIS DE LARGO ALCANCE

    Publicado por:  Karla Regina de Oliveira Santos

Pensar no brincar dos bebês pressupõe olhar para as sutilezas que envolvem a descoberta do corpo e suas potencialidades, vislumbrar ações que permitem conhecerem a si mesmos e ao outro, ao mesmo tempo em que conhecem o mundo com suas infinitas possibilidades. Assim, o brincar dos bebês envolve a descoberta das mãos, o ato de abrir e fechar os olhos, segurar os objetos com uma das mãos, passar o objeto de uma mão para a outra, levar à boca, jogar os objetos no chão, entre outras curiosas situações.
O brincar dos bebês precisa de tempo, espaço e diferentes materiais, para que possam experimentar todas as possibilidades que envolvem sua relação com o mundo e consigo mesmos. Além do próprio corpo, envolve sua relação com os outros e com os objetos e, assim, com a diversidade de formas, texturas, tamanhos, cheiros e cores, entre outros, que favorecem a investigação e a pesquisa, em um ato que envolve cada sujeito com sua corporeidade.


CURITIBA. Currículo da Educação Infantil: Diálogos com a BNCC.  Curitiba: Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal da Educação, Superintendência de Gestão Educacional, Departamento de Educação Infantil, 2020.

Autor: KARLA REGINA DE OLIVEIRA SANTOS ZUCCO | Fonte: CMEI IRMÃ DOROTHY MAE STANG
00341548.png
BERÇÁRIO II
1/15