Batalha de Rap 2018 no CAIC BN

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

No último dia 20 de junho aconteceu a 5ª Batalha de Rap/ Festival de Rimas dos 9ºs anos do CAIC BN. Confira a 1ª edição aqui, a 2ª edição aqui,  3ª aqui, e a 4ª edição aqui  porque na Página do CAIC, nós valorizamos a memória pedagógica da escola.

Embora seja a 5ª edição do evento, a cada ano o festival se renova, pois os estudantes são diferentes e sempre há um novo professor compondo a equipe de Língua Portuguesa. Nesse ano as professoras Adriana Martins, Gisele Maicá e Maria Angela Motta realizaram uma série de atividades em sala de aula para que os estudantes compreendessem que o  rap é uma linguagem universal e está presente em várias culturas. Todos os anos as professoras trabalham com um rap inspiração e esse ano foi Respeita as Mina”, sendo que em segundo momento os estudantes  pesquisaram sobre as personalidades femininas citadas na música. Ouça a música aqui. 

O evento desse ano, contou mais uma vez com um convidado muito especial, o MC Bernardo Beduíno, Mestre de Cerimônias do evento, que para a professora Gisele Maicá, "a presença do Bernardo é sempre um diferencial"  realiza apresentações em diversos espaços, ficou impressionado pelo fato de uma escola trabalhar o rap de forma acadêmica como no CAIC.

Beduíno esteve presente na unidade em março desse ano a convite das professoras de Língua Portuguesa para uma Oficina de Rimas com os estudantes dos 9ºs anos. Relembre como foi aqui na Página do CAIC , a notícia que inclusive foi destaque no Portal das Unidades Educacionais.  A principal mensagem do MC para os estudantes é que rap é atitude, respeito e conteúdo. 

Sempre recebemos a visita de ex-alunos e nesse ano a Milena de Araújo vice-campeã da edição 2017 da Batalha ajudou com DJ do evento. Obrigado Milena!

Os nossos MC´s que superaram a timidez e subiram ao palco dando o seu melhor e batalhando sobre temas como educação, saúde, animais de estimação, e também sobre temas que incomodam a sociedade brasileira como a violência, bullyng e corrupção.

O grande vencedor da Batalha de RAP 2018, Pedro Henrique Paganini Costenário do 9AB. Ele contou em entrevista a Página do CAIC que ouve Racionais, Sabotage e Eminem e que ficou muito emocionado ao vencer a Batalha desse ano. Pedro destaca a importância de ver meninas no Rap como as colegas Hechiley e Arianne “as mulheres podem ser mais e as melhores” destaca o estudante.

Arianne K. Leal Pereira do 9AF, aluna da professora Gisele Maicá, já frequenta as batalhas de rap que acontecem no Museu do Portão apoia o rap feminino e acredita que o rap é uma forma de passar para as pessoas sua visão de mundo. Confira Arianne em ação aqui.

Leonardo Ribeiro Barboza, 2º colocado na batalha gostou dos temas sorteados na batalha e achou o tema leitura mais fácil para compor as rimas. Já Hechiley Raquel Ferreira do 9AB, cujo pai é fã de rap, teve que superar a timidez para subir ao palco e batalhar sobre temas como animais de estimação e preconceito.

A diretora do CAIC, Eliane Adam, destaca que a Batalha de Rap é rica em conhecimentos linguísticos e também uma oportunidade de expressão do adolescente, de seus sentimentos, ideias e pensamentos. É um dos momentos mais apaixonantes do ano letivo dos 9ºs anos!

Agradecemos a presença do MC Beduíno, a colaboração da equipe de professores dos 9ºs anos, que ajudou não só na organização do evento mas como também nos mimos dos estudantes.

Parabéns Professoras e estudantes por uma Batalha de Rap que entrou para a história da nossa escola!

Pedagogo: Adevaldo Silva.

Fotos e vídeos: Professora Educomunicadora Patricia Molina.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic 

 

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00180634.jpg
batalhaderap2018
1/13