Batalha de Rap 2017 no CAIC Bairro Novo com MC Convidado

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

No último dia 7 de julho aconteceu a 4ª Batalha de Rap/ Festival de Rimas dos 9ºs anos do CAIC BN. Confira a 1ª edição aqui, a 2ª edição aqui, e a 3ª aqui, porque na Página do CAIC, nós valorizamos a memória pedagógica da escola.

Embora seja a 4ª edição do evento, a cada ano o festival se renova, pois os estudantes são diferentes e sempre há um novo professor compondo a equipe de Língua Portuguesa. Nesse ano as professoras Adriana Martins, Adriana de Jesus e Gisele Maicá iniciaram as atividades com um vídeo para sensibilizar os estudantes sobre a estrutura lingüística do rap e a mensagem passada pelas músicas.

Os estudantes trabalharam em equipes, fizeram composições, algumas turmas gravaram áudios sobre temas diferenciados e a cidade entrou nessa lista. As professoras também apresentaram  outros tipos de rap para os estudantes como o rap indígena, rap nordestino e realizaram a análise lingüística do rap 100% Feminista da Karol Conka. O rap é uma linguagem universal!

O evento desse ano, contou com convidados muito especiais, os estudantes de Engenharia Bernardo Beduíno e o parceiro Renan Ribeiro Giacomin. Bernardo que foi o Mestre de Cerimônias do evento, realiza apresentações em diversos espaços, ficou impressionado pelo fato de uma escola trabalhar o rap de forma acadêmica como no CAIC.

A Página do CAIC entrevistou os destaques dessa edição os estudantes do 9AI Carlos Eduardo Rosário Genser e Isabelle Ferreira de Andrade. "Eu não estava confiante, pois havia batalhado apenas com meu irmão e amigos na pista de skate. Foi uma emoção estar ali na frente de todo mundo fazendo o que gosto", destacou o estudante Carlos. Para Isabelle, a experiência foi diferente. Ela contou que a platéia ficou em silêncio quando ela subiu no palco. "Pode ser um dom escondido" destaca a estudante, que acredita que as meninas devem participar mais das batalhas de rap.

Os estudantes do 9AF Moisés Lima de Oliveira e Milena de Araújo gostam de ouvir desde os raps clássicos como Racionais, até grupos mais contemporâneos como 1 kilo. Moiséis comentou acerca do preconceito com quem canta rap, e reforçou que o ritmo exige raciocínio rápido e criatividade, mas sem xingamentos. Milena colocou que observou um leve preconceito por ser menina, mas que se saiu bem nas apresentações. Ela incentiva outras garotas a participarem das batalhas, sem se importar com a opinião dos outros.

A pedagoga dos 9ºs anos Vera Lúcia Martins destaca o encaminhamento metodológico das professoras que direcionaram a linguagem do rap, para uma linguagem pedagógica. Ressalta ainda a participação dos estudantes de inclusão e o papel dos convidados que reforçaram para os alunos a importância da escola.

A diretora do CAIC, Eliane Benini, destaca que a Batalha de Rap é rica em conhecimentos linguísticos e também uma oportunidade de expressão do adolescente, de seus sentimentos, ideias e pensamentos. É um dos momentos mais apaixonantes do ano letivo dos 9ºs anos!

Agradecemos ao grupo de professores do 9ºano, a professora de Geografia Dione Rodeiro Wojcik que sugeriu o convidado e passou o contato do mesmo. Nossa gratidão a professora Neiva Leão, que fez as fotos do evento e realizou o transporte dos convidados.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
batalha17