Batalha de Rap 2015 no CAIC Bairro Novo

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Na sexta-feira, dia 12 de junho aconteceu a segunda edição de um evento que já está virando tradição na aula de Língua Portuguesa dos 9ºs anos, a Batalha de Rap. Relembre a primeira aqui.

O rap é um gênero linguístico e integra o rol de conteúdos de Língua Portuguesa dos 9ºs anos. Porém a construção desse trabalho que finalizou com a Batalha de Rap 2015, é fruto de muito planejamento e de um interessante encaminhamento metodológico realizado pelas professoras Adriana Martins e Gisele Maicá. Envolve desde a análise da literatura de cordel, leitura de textos de jornal sobre a realidade contemporânea, a linguagem multimídia de alguns rappers como Gabriel o Pensador e até a composição de raps feita pelos próprios estudantes.

A literatura de Cordel com sua estética especial e estrutura linguística mostrou aos estudantes que não é só o rap que é estruturado em versos e apresenta a cadência sonora. Posteriormente as professoras trabalharam com o gênero textual rap, e o rapper escolhido foi Gabriel o Pensador. Os 9º anos analisaram a biografia do rapper e os acontecimentos do cenário nacional que causavam indignação, através da leitura de jornais e também assistindo telejornais. Nesta etapa, os estudantes confeccionaram um painel coletivo com recortes de revistas sobre acontecimentos impactantes da realidade nacional. A inspiração? O rap CHEGA de Gabriel, o Pensador.

A indignação com o que está errado em termos políticos e sociais é o motor criativo do rap. Assim, o aprendizado e domínio da complexa Língua Portuguesa vai se tornando mais significativo e interessante para os estudantes.

Compor um rap foi a próxima etapa do trabalho deles . As professoras gravaram a composição dos estudantes, uma preparação para a Batalha.

A Batalha de Rap 2015, representou o encerramento do 1º trimestre e teve como apresentador, mais uma vez, o professor Edilson Machado, agora o nosso coordenador administrativo que conduziu o evento tão esperado pelos estudantes, que neste ano teve até medalhas e troféus que foram adquiridos pela escola. Destacamos que neste ano, todos os participantes da batalha, apedido da professora Adriana receberam medalhas e chocolates que foram providenciados pela vice-diretora Eliane Benini. A professora Adriana Martins destacou a participação das meninas, que tiveram muita iniciativa e assertividade. As batalhas  tinham temas varidos como CAIC, escola, tema livre etc. Foram acontecendo entre os inscritos e os vencedores foram escolhidos pelo público, na base do democrático "palmômetro". Haviam regras também, como a proibição de uso de palavrões, atitudes de inferiorização com o adversário etc.  Mesmo com alguns problemas técnicos, os estudantes tiveram um comportamento impecável,  aplaudindo com maior intensidade seus escolhidos.

E no gran finale tivemos uma batalha entre os estudantes Matheus dos Santos Firmino do 9ºD e Milena Fagundes dos Santos do 9ºF. A Página do CAIC conversou com Matheus, o vencedor escolhido pelo público. O estudante contou que já teve uma banda,  não viu problemas em se apresentar em público e se surpreendeu por uma menina chegar a final. Fã de Chorão e  Pitbull, Mateus curte os raps que falam sobre corrupção e ficou surpreso com a sua vitória no evento.

A estudante Milena se surpreendeu com o resultado, de acordo com ela "achei que não era capaz, fiquei feliz com o resultado. A estudante é fã de Racionais MC, Oriente, Emicida e MC Medrado, que é uma MC mulher, inclusive, uma das poucas mulheres no RAP que inspirou Milena no gosto pelo rap.Conheça a biografia da rapper Medrado aqui.

Agradecemos ao professor do Laboratório de Ciências, Ricardo Abuhamad pelas belas fotos do evento e aos professores dos 9ºs anos que levaram suas turmas para a Batalha.

" Este evento chama a atenção dos estudantes porque através desse estilo musical, que faz parte do cotidiano de aproximadamente 80% da faixa etária dos alunos envolvidos, é realizada uma viagem através do tempo, buscando as origens, as raízes do rap, proporcionando surpresas e grandes aprendizados aos alunos, em vista do prazer que sentem ao ver suas músicas preferidas envolvidas no contexto do conteúdo estudado" colocou o professor Edilson Machado.

Parabén Matheus e Milena e estudantes dos 9ºs anos e  professoras  Adriana e Gisele por mais essa Batalha, que só teve vencedores!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Adriana Martins
batalha