Barraca da Leitura: acesso a cultura

    Publicado por:  Cristiane Fonseca

                                                                                                                                           "O prazer de aprender, conhecer e entender é um dos sentimentos mais importantes e básicos que cada criança

espera receber da experiência que está vivenciando sozinha,com outras crianças ou com adultos"

Vecchi Filippini

 

Cabos de vassouras, ganchinhos no teto, fio de nylon e uns metros de tecido -o que pode resultar estes materiais juntos?  Na sala de referência do Maternal 2 eles se transformaram em uma barraca.

As crianças gostaram do espaço e o escolheram para os momentos de leitura.

Os pequenos se organizam de diferentes maneiras para desfrutar do espaço, deitam no tapete e cada um lê o seu livro, em outros momentos um conta uma história para o outro. Na cesta de livros preparada pelas professoras Karliane Amaral Braga e Queila M. Izidoro Camargo os pequenos tem acesso a uma variedade de textos como fábulas, contos de fadas, contos maravilhosos, mitos, lendas, adaptações de grandes clássicos da literatura mundial, entre outros.

Em alguns momentos as crianças recontam as histórias contadas pelas profissionais ou por suas famílias. A literatura que cria laços com as diferentes pessoas que  compõem a vida dos pequenos.

A Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil explica a literatura como uma porta de entrada para o universo maravilhoso da leitura que nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Veja alguns desses  momentos nas fotos.

Autor: Cristiane Fonseca | Fonte: CMEI Krasinski
00338526.jpg
Leitura
1/5