Barco com Bandeirinhas e pássaros, de Alfredo Volpi

    Publicado por:  Rosani Machado

Barco com Bandeirinhas é uma obra-síntese de Alfredo Volpi. pois ela apresenta bandeirinhas e geometricidade, duas coisas pelas quais Volpi era apaixonado. Embora tenha nascido na Itália, Alfredo Volpi imigrou ao Brasil com 2 anos e sempre dizia que seu coração era brasileiro. O pintor adorava misturar cores em telas com essência geométrica.

Nesta obra, percebem-se bem estas paixões de Volpi. A pintura é vívida, alegre, rítmica e leve; com cores misturadas. As bandeirinhas, claro, estão presentes. O pintor brasileiro também usa os pássaros para dar uma impressão de movimento ao barco.

A ideia de pintar bandeirinhas veio de uma vez em que Volpi estava com sua mulher passeando em um sítio no interior de São Paulo. Era época de Festa Junina e o espírito observador do artista o fez incorporar as bandeirinhas em seu trabalho.

Após a apreciação e exploração dos detalhes da obra, os alunos da turma da EJA fizeram uma releitura, utilizando materiais simples como papel e lápis de cor, e reproduziram com muito capricho e empenho os detalhes desta famosa obra.

 

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professora Clemilda Ap. Terra Segantini