Bairro Santa Cândida vai ganhar CMEI e escola

    Publicado por:  Maria Duarte

O Jardim Aliança, no bairro Santa Cândida, na área de abrangência da Regional Boa Vista, vai ganhar uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). As duas unidades estão sendo construídas pela Prefeitura de Curitiba, que zela pelo futuro dos curitibinhas, para ampliar a oferta de ensino público municipal na região.

Na manhã desta quarta-feira (23/8), o prefeito Rafael Greca vistoriou o andamento das obras que têm a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira, e da administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gerh, o prefeito conferiu detalhes do andamento das obras e aproveitou para conversar com moradores que foram ao seu encontro.

“Preocupava o meu coração de prefeito essa região do Jardim Aliança, a área mais ao norte de Curitiba, não ter nem escola, nem creche. Fizeram conjuntos habitacionais, mas não previram as unidades de ensino para os curitibinhas, que agora gora vão ter. As duas unidades estão em obras e para o ano que vem ficam prontas”, disse Greca.

 

CMEI Aroeira

A primeira vistoria foi ao CMEI Aroeira, que começou a ser construído na segunda quinzena de julho, na Rua Wallace Landal, e está na fase de fundação, com escavação e concretagem das estacas. Com 1.239,13 m² de área construída, a unidade terá capacidade para atender 200 crianças de até 5 anos.

O investimento é de R$ 5,1 milhões na unidade que contará com oito salas para atendimento, três solários, varanda, parquinho, refeitório, pátio coberto, cozinha, lactário, sala para amamentação, oito banheiros, lavanderia, fraldário e estacionamento.

A previsão é concluir a obra no segundo semestre do ano que vem. A movimentação no canteiro de obras é acompanhada com carinho pela auxiliar de serviços gerais Elaine Natuli Nascimento, mãe da Júlia, de 8 anos, da Sofia, de 3 anos, e da pequena Maria Helena, de apenas 1 mês, para quem o CMEI chegará em boa hora. 

“Para o coração de uma mãe, é uma alegria saber que vai ter creche e escola perto de casa para os filhos. Quando são novos, então, é ainda melhor”, conta Elaine.

Escola Municipal Metry Bacila

Cerca de 650 metros do CMEI, na esquina das ruas Thereza Lopes Skroski e Paulo Kulik, está em construção a Escola Municipal Metry Bacila, a 186ª da Rede Municipal de Curitiba. 

São 1.919,22 m² de área construída distribuídos entre dez salas de aula, sala de informática, biblioteca, salas para os professores, equipe pedagógica, sala da direção, secretaria, copa, almoxarifado e depósito. A escola também contará com dois pátios e uma quadra esportiva coberta.

O investimento é de R$ 6,9 milhões e a previsão é de que os serviços, iniciados em março, sejam concluídos no segundo semestre de 2024. Os serviços estão na fase de concretagem das lajes.

Josiane Cristine Parpineli da Silva, mãe de Gabriel, 9 anos, e Isadora, 4 anos, não vê a hora de a escola e o CMEI ficarem prontos. “A gente vai poder ter a filha estudando perto de casa, em uma bela escola, mas o bairro todo ganha quando tem escola e creche. Olha só quantas ruas foram arrumadas por aqui”, mostrou a moradora.

"Estas obras envolvem as equipes de trabalho de maneira especial, pois representam um investimento no futuro das crianças e na prosperidade de nossa cidade, ao expandir as oportunidades para que os pequenos cidadãos de Curitiba possam aprender com excelência", afirmou Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas.

Asfalto novo

Além das novas unidades de educação, o bairro Santa Cândida tem recebido atenção pelo programa Asfalto Novo, de requalificação da malha viária da cidade. O bairro teve mais de 13 km de ruas contempladas com obras de pavimentação nos últimos seis anos. Foram 59 ações de manutenção nas vias, algumas contempladas em mais de um trecho.

Além da manutenção dos pavimentos, ruas antes de saibro foram cobertas de asfalto e receberam toda a infraestrutura de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. Somente no Jardim Aliança, foram várias contempladas, a exemplo da Rua Walace Landal, que teve 300 metros de obras em dois trechos.

Também foram contempladas no Santa Cândida as ruas Helena Valesco Manika (218,5 m a partir da Padre Paulo Caneles até o final da rua); Alayde M. da Cruz (46 m a partir da Joaquim Marques dos Santos até o final de rua) e a Serapião da Cruz (51,5 m desde a Joaquim Marques dos Santos até o final de rua).

Participaram da vistoria técnica o assessor de articulação política, Lucas Navarro; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Michele Francisca Prado; o diretor de edificações da Smop, Soélio Vendramin; o coordenador de Obra da Secretaria Municipal da Educação, Guilherme Furiatti Dantas; e engenheiros fiscais da Smop.

Autor: SME | Fonte: SME
00432959.jpg
Prefeito Rafael Greca vistoria obras da Escola Municipal Metry Bacila no Bairro Santa Cândida - Curitiba, 23/08/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS
1/1