Bagagens de Memória - como se comemora a Páscoa na Venezuela

    Publicado por:  Rosi Mari Ribeiro Guimarães

 

Quantas memórias afetivas cabem numa bagagem?  Hoje tivemos o privilégio de conhecer um pouco da história da nossa amiga Ly Abigail, que ainda bebê nos braços de seus pais desembarcaram no Brasil, e na bagagem trouxeram muito mais que sonhos e a esperança de dias melhores, trouxeram também Memórias Afetivas, histórias vividas, cultura e tradições familiares, e muitas saudades dos momentos em que viveram na Venezuela.

Ly Abigail chegou em nosso CMEI neste ano, e aos poucos pudemos conhecer a sua história. Eis que a Ly Abigail nos traz o seguinte questionamento em uma manhã, as vésperas da Páscoa. Professoras como se comemora a Páscoa no Brasil?

Nós as professoras fomos surpreendidas com esta pergunta tão simples, e tão carregada de tradições. A partir desta pergunta, resolvemos entender como se comemora a Páscoa nas Famílias da turma do Pré I A.

Cada família foi convidada a compartilhar com a turma como se comemora a Páscoa. Muitas foram as histórias, cada família pode partilhar conosco o que é este momento segundo sua cultura familiar, todos os relatos foram lidos para as crianças, algumas crianças  quiseram falar sobre este momento em suas casas.

Idelma, mãe da Ly Abigail aceitou compartilhar com a turma, de como se comemora a Páscoa na Venezuela, trouxe em sua fala muitas memórias afetivas, tradições familiares e histórias da cultura de seu país.  Nos presenteou com curiosidades sobre este momento cheio de tradições, e grande valor afetivo para sua família.

Ouvimos atentamente as histórias, o que mais nos chamou atenção foi saber que as mulheres que sabem costurar, confeccionam bonecas, e que as roupas são iguais as das crianças, as mulheres que são boas cozinheiras e doceiras fazem as comidas para compartilhar com os vizinhos e amigos.

As comunidades fecham as ruas, e as crianças fazem brincadeiras tradicionais, porém elas treinam durante dias para este dia de comemoração.

A mãe da Ly Abigail nos trouxe a brincadeira da corrida do saco, como uma das brincadeiras tradicionais típicas da Venezuela,  nos presenteou com sacos confeccionados por ela,  pudemos brincar e nos divertir muito com esta gostosa brincadeira. 

 Foi uma experiência incrível para nossa turma.

Autor: CMEI São José Operário | Fonte: Professoras Francine e Rosi Mari
00348505.jpg
1
1/6