Aventura Literária no Farol do Saber Machado de Assis

    Publicado por:  Ana Beatriz Souza Cerqueira

        As crianças da sala do Pré II do Centro Municipal de Educação Infantil Centro Cívico tiveram um momento muito especial no Farol do Saber Machado de Assis.  Esse encontro aconteceu a partir da articulação e intecionalidade de um momento cultural para conhecer espaços de leitura próximos ao cmei, que tem como referencia os Faróis do Saber. 

       Situado no bairro Vista Alegre, o Farol do Saber Machado de Assis foi o primeiro a ser construído na cidade de Curitiba em 19 de novembro no ano de 1994, nome referenciado em homenagem ao escritor Machado de Assis, um grande escritor do século XIX. Dispõe de um espaço convidativo, que incentiva o leitor a participar das propostas com leituras em diferentes tempos e espaços.

      Ao chegar no Farol, a turma foi acolhida pela querida formadora Elisandra Schwanka, que preparou esta aventura com tanto carinho e dedicação, assim a turma do Pré ll pôde fazer a apreciação do design arquitetônico, do acervo literário que o local dispõe, sala de jogos, parque. Durante a visita as crianças brincaram no parque, realizaram um pique nique literário, participaram da hora do conto onde, ouviram uma história narrada pela bruxa e pela equipe do farol, assim como conheceram a biblioteca.  

    A ida até o local foi zelosamente organizada pelas professoras da sala Andressa e Carolina, a partir da curiosidade das crianças ao questionarem as professoras porque o farol móvel teria esse formato. Miscigenando a curiosidade das crianças e com intuito em incentivar o hábito literário, proporcionaram que as crianças conheçam novos lugares se familiarizando com os espaços de nossa cidade.  O questionamento das crianças do formato do farol, ocorreu após recebermos em nossa unidade o farol do saber móvel em abril- 2022. 
       Foi um momento diferente e rico para as crianças que se concluiu com muita dedicação na organização e execução do planejamento. Nutrir o hábito de leitura já se faz presente no dia a dia aqui no CMEI Centro Cívico, realizar essa visita ao Farol do Saber é valorizar esse espaço cultural e denota o quanto entendemos e respeitamos os princípios da educação infantil. 
     

Autor: Jurema Rodrigues | Fonte: CMEI Centro Cívico
00373873.jpg
Farol do Saber Machado de Assis
1/22