Avaliação dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

    Publicado por:  Charizi Mara Ribas Viganó

No dia 20 de outubro de 2018, foi realizada a Avaliação dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade para os Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

É importante destacar que os Parâmetros e os Indicadores são referenciais de organização de espaços e tempos dos CMEIs, pois no documento os indicadores sinalizam ações e condutas que garantem às crianças seu direito à Educação Infantil de qualidade, a serem consideradas nos planejamento nas unidades.

Na Regional do Portão, as diretoras dos CMEIs juntamente com suas equipes dedicaram-se à este momento realizando a preparação anterior a está data: Conversaram com as famílias sobre a importância da participação e de como as famílias são sempre muito bem-vindas para acompanhar e dar sugestões quanto ao trabalho pedagógico que é realizado dentro da unidade e ouviram as opiniões dascrianças com relação aos espaços das unidades.

No sábado (20/10) os CMEIs organizaram uma acolhida para as famílias, compartilharam fotos, vídeos e exposições sobre o trabalho pedagógico desenvolvido dentro de cada indicador, após dividiram as famílias em grupos para realizarem a avaliação. Ao término da avaliação em pequenos grupos, retomaram com o grande grupo as ações discutidas a fim de compor o registro final.

Os Parâmetros comuns aos CMEIs, devem ser considerados na (re)elaboração das propostas pedagógicas e nos planos de ação, assim como estabelecem referências a partir de indicadores para a organização de espaços e tempos voltados a ambientes de qualidade para a educação infantil. Essas referências estão pautadas, prioritariamente, no direito das crianças a terem uma Educação Infantil de qualidade, que é expressa em ações integradas de cuidado e educação, respondendo às necessidades fundamentais de seu desenvolvimento. Todo o trabalho precisa também ser potencializado nas discussões com as famílias que frequentam os CMEIs sobre a qualidade que se espera na educação e no cuidado das crianças e apoiar  o professor/pedagogo no planejamento de espaços e tempos com ações de educação e cuidado voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil (CURITIBA, p.09, 2009).

Link para o Caderno Parâmetros Indicadores e Qualidade

http://www.cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/downloads/arquivos/4320/download4320.pdf

Autor: NRE Portão | Fonte: NRE Portão
00193159.jpg
Avaliação Parâmetros
1/7