Escola Municipal Pilarzinho, Escola Municipal

logo escola

Avaliação dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade e a Inclusão Digital

    Publicado por:  Samila Evelin Garai Fernandes

Neste ano a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba alterou o formato da Avaliação dos Parâmetros e Indicadores de Qualidade, a avaliação ocorre uma vez por ano e é o momento que toda comunidade escolar se reúne e discute sobre diferentes pontos sobre a organização escolar, estrutura física da escola, segurança e qualidade do ensino. Agora a avaliação é online e foi disponibilizada no site  https://educacao.curitiba.pr.gov.br/ da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. 

Apesar de nossa escola não possuir um laboratório de informática, durante toda a semana foi disponibilizado os computadores da sala dos professores para que os estudantes participassem respondendo o questionário online de avaliação.

No dia 26/10 (sábado) foi o momento dos pais participarem. Foi realizada uma reunião explicando sobre a importância deste momento e organizada uma linda exposição sobre as práticas de leitura que acontecem e envolvem todas as turmas da nossa escola.

A Professora Gerusa Canton que participa do Projeto Ler e Pensar da Gazeta do Povo salientou: “Estamos vivenciando um constante processo de transformação tecnológica. A utilização das tecnologias digitais se incluem cada vez mais na nossa rotina e na escola não é diferente. Somos desafiados a proporcionar aos nossos estudantes a inclusão digital e foi pensando nisso que aproveitamos o questionário do PIQ (Parâmetros e Indicadores de Qualidade) para colocar os nossos estudantes em frente ao computador e permitir que eles se utilizassem desses recurso tecnológico. Para eles, foi significativo desde o acesso ao mouse e as teclas, até a oportunidade de “ler na tela” e responder os tópicos, através de um “click” ou de forma descritiva, quando necessário. No caso dos estudantes que ainda não se apropriaram da leitura, a vice-diretora, Sueli Bazani, fez a mediação da leitura.

Autor: Sâmila Garai Fernandes | Fonte: Pilarzinho, EM
00253264.jpg
PIQ
1/8