A obra "Passarinho às oito e pouco", de Jaqueline Conte e Adilson Farias foi apresentada por meio de contação de história, embaixo de uma árvore atrás da biblioteca. Um momento lúdico de fruição com o conto. Também, foram apresentadas as músicas que a autora compôs inspirada no conto. Além disso, trabalhou-se a vida profissional e pessoal da autora e do ilustrador, para contextualizar o processo de interpretação do texto literário.
Para tal obra, foi realizada uma dinâmica de motivação, o livro foi colocado dentro de uma gaiola, sendo questionado como seria libertado. As crianças exploraram a gaiola e perceberam que os poemas do livro estavam soltos o que possibilitava lê-los, refletiu-se com as turmas que um livro liberto, é um livro lido. Assim, ao ler todos os poemas e colá-los no quadro, o livro foi libertado. A partir disso, os estudantes escolheram seu poema preferido para ilustrá-lo. Trabalho que foi exposto no dia da visita com a autora.
Ademais, fez-se um trabalho em conjunto com as Práticas de Educação Ambiental, com a professora Daniele Maria Borges e com as Práticas de Língua Estrangeira, com a professora Mair. Uma vez que o livro possui a história em Língua Inglesa e um site com conteúdo extra, contendo fotos de inúmeros pássaros da espécie apresentada na obra.
Para o fechamento, contou-se com a presença da autora Jaqueline Conte, que adotou a turma do 1º ano B, fornecendo um livro para cada estudante, o qual foi autografado. Nesse mesmo dia, a autora sanou curiosidades da turma sobre a obra e mostrou o "boneco" do livro, bem como fez uma apresentação geral do conteúdo extra no site feito para a obra.
Autor:
CEI Augusto César Sandino, EM
|
Fonte:
Daiana Lima