Aulas de programação no laboratório de informática

Publicado por:  Cristiane Martins

Os estudantes do 4º A iniciaram nessa semana o projeto "Programaê". Esse projeto tem como objetivo aproximar jovens e crianças da linguagem de programação de computadores, com o desenvolvimento do pensamento e raciocínio lógico. As aulas offline já haviam começado anteriormente com atividades de produção de tabelas para a utilização de linguagem em código binário. Também foram realizadas dinâmicas em que as crianças criavam instruções para orientar os colegas a se locomoverem em sala de aula.

Essas atividades auxiliam na compreensão de que todo software ou aplicativo, foi inicialmente pensado por alguém, e que para a produção desses softwares é necessária a utilização de uma linguagem específica. Essa linguagem será trabalhada de uma maneira simples e agradável, desenvolvendo o pensamento computacional através da programação visual com blocos de comandos. Para a realização desse projeto as crianças utilizarão no laboratório de informática o software Scratch e a plataforma code.org.

Os estudantes tem uma série de desafios para cumprir e desta maneira irão construindo o conhecimento de um modo atraente e lúdico.

Autor: CEI Prof. José Wanderley Dias, EM | Fonte: Professora Cristiane Martins
programae